Portugal Convida 2010

Categorias: Arquitetura

A quarta edição da semana cultural “Portugal Convida” decorre em Barcelona entre 7 e 12 de Junho.

Arquitectura, cinema, fotografia e música portuguesa são os temas que a semana cultural traz à capital catalã, ilustrados por exposições, filmes e concertos e ainda arte contemporânea, fado amador e animação organizados pela comunidade portuguesa em Barcelona.

 

A programação prevê, como tem ocorrido em edições anteriores, um acontecimento por dia ao longo da semana. No entanto, em 2010, Portugal Convida estender-se-á ao longo de mais tempo devido a duas exposições estarem patentes, respectivamente, de 27 de Maio a 12 de Junho e de 8 de Junho a 15 de Setembro.

 

A exposição de arquitectura contemporânea portuguesa “Overlappings”, Seis Estúdios de Arquitectura Portugueses” pode ser vista de quinta-feira 27 de Maio a sábado, 12 de Junho, no Colégio de Arquitectos de Barcelona. A exposição, que já esteve em Londres, mostra obra recente dos ateliers de Aires Mateus, Bak Gordon, Bugio.João Favila, Inês Lobo, Paulo David, Ricardo Carvalho+Joana Vilhena. No dia da abertura haverá uma mesa redonda na presença dos arquitectos portugueses e uma conferência inaugural. Esta exposição é co-organizada e co-financiada pelo Colégio de Arquitectos.

O ciclo de cinema dedicado a António Pedro Vasconcelos, traz à estreia em Espanha a “A Bela e o Paparazzo” e a apresentação de “Jaime”, “Os Imortais” e “Call Girl”. Cada filme será exibido duas vezes, em horário nobre, de segunda-feira 7 a quinta-feira 10 de Junho, nos Cines Alexandra, na Rambla da Catalunha e está prevista presença do realizador.

 

Uma exposição antológica da fotografia portuguesa desde 1980, com o título “Impressões e Comentários, Fotografia Contemporânea Portuguesa”, realizada em colaboração com a Fundação Foto Colectânea vai estar patente de 8 de Junho a 15 de Setembro na sede dessa Fundação. O comissário, João Fernandes, director do Museu de Serralves fez a sua escolha com base no acervo do Museu de Serralves e na colecção BES Foto. A Fundação Foto Colectânea é um dos locais de referência em Barcelona para a fotografia e possui uma importante colecção composta por fotografia espanhola e portuguesa.

 

A música pop portuguesa, com um concerto dos “X-Wife” e a actuação dos DJs “Dezperados” faz a noite de quinta-feira dia 10 Junho, no Razzmatazz, a mais dinâmica discoteca de Barcelona que co-produz este evento.

 

A festa de encerramento do “Portugal Convida 20010” e celebração do dia nacional, terá lugar no sábado 12 de Junho nos Jardinets de Grácia, o mesmo local onde se realizaram as festasdas duas ultimas edições da semana cultural portuguesa. Pedro Abrunhosa e o Comité Caviar, em concerto aberto e ao ar livre, são a atração principal.

 

Para além desta programação, a “A Casa Portuguesa” organiza uma noite de Fado Amador como a que teve lugar o ano passado, com impressionante sucesso. Esta noite terá lugar na quinta-feira 10 de Junho, no Teatro Tradicionarius em Grácia. Na Galeria Aragón 232 haverá também uma exposição de jovens artistas portugueses, comissariada por Maria João Flôxo e Rita Serrano.

 

A imagem gráfica do Portugal Convida 2010 é da autoria do atelier de Coimbra Ferrand, Bicker%Associados (FBA), vencedor de um concurso promovido pelo Consulado Geral de Portugal em Barcelona, por escolha unânime de um júri constituído por designers e jornalistas especializados da Catalunha. Os “designers” do FBA, Alexandre Matos e João Bicker apresentam o seu trabalho em Barcelona no dia 26 de Maio.

 

O Instituto de Turismo de Portugal e o Instituto Camões são os grandes patrocionadores do ” Portugal Convida 2010″

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE