A AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal – organiza a participação da delegação portuguesa na BDNY – Boutique Design New York, que decorrerá nos dias 10 e 11 de novembro, no Javits Center, em Nova Iorque. Esta feira, reconhecida como um dos principais eventos dedicados ao segmento de interiores para contract, oferece uma oportunidade única para as empresas portuguesas demonstrarem a excelência do seu design e a capacidade de adaptação às exigências daquele mercado.A representação nacional contará com 13 marcas – A.Freitas & Barbosa, CMcadeiras, Compincar, Freixotel, MBN Group, More Contract, MS – Designed to Last, MyFace, Sofli, Toronobre, Wonatti Luxury Craftsmanship, X8 Solutions Group e Ziya Concept – que irão exibir soluções inovadoras e sustentáveis, elevando o prestígio de Portugal no setor de design de interiores a nível global. As empresas portuguesas estarão localizadas nos stands 661, 763, 865 e 964.
Com uma presença de destaque na BDNY 2024, Portugal continua a afirmar-se como um importante player no mercado de mobiliário de interiores e contract, promovendo a qualidade e o know-how da indústria nacional. A participação nesta feira reforça ainda as exportações portuguesas, que têm registado um crescimento contínuo nos últimos anos, particularmente nos mercados mais exigentes, como o norte-americano.
A agenda portuguesa em Nova Iorque incluirá, no dia 12 de novembro, um B2B Meeting na Greater New York Chamber of Commerce, entre as 9h30 e as 11h00, com a participação das empresas nacionais. Este encontro tem como objetivo aprofundar as relações comerciais e partilhar o conhecimento e a experiência do setor de madeira e mobiliário português com o mercado norte-americano, criando novas oportunidades de negócio e expansão.
Para Vítor Poças, Presidente da AIMMP, “A nossa participação na BDNY 2024 é um passo importante na estratégia de internacionalização do Inter Wood & Furniture alargando a cobertura geográfica ao aos Estados Unidos, um mercado maduro e desenvolvido e que representa um avanço na maturidade do setor. Estamos confiantes de que as marcas nacionais continuarão a destacar-se pela inovação e qualidade, dando resposta às exigências de um mercado tão competitivo como o dos Estados Unidos. Este evento não só reforça a visibilidade de Portugal no mercado global de design de interiores, mas também contribui para o fortalecimento das exportações, uma prioridade para o nosso setor.”
Nos últimos anos, o setor de madeira e mobiliário em Portugal tem demonstrado uma grande resiliência e capacidade de inovação, traduzindo-se num aumento significativo das exportações. A presença na BDNY 2024 representa mais uma oportunidade para consolidar esta tendência, explorando novas parcerias e mercados em constante evolução.
PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO – INTER WOOD & FURNITURE DA AIMMP
No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2024, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP.
Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 ações, em cerca de 32 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor que desde 2010 duplicou as suas exportações.
A operação «INTER WOOD&FURNITURE 2022-2024 – INTERNACIONALIZAÇÃO SUSTENTADA DAS EMPRESAS DA FILEIRA DA MADEIRA E MOBILIÁRIO» é apoiada pelos «Programas Operacionais COMPETE 2030 e LISBOA 2030», pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.