Portugal organiza conferência digital sobre museus e responsabilidade social

Categorias: Arquitetura

Portugal organiza conferência digital sobre museus e responsabilidade social, esta iniciativa acontece no âmbito da Presidência do Conselho da União Europeia. A participação é gratuita e aberta a todos os cidadãos.

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural, organiza a Conferência digital “Museus e Responsabilidade Social – Participação, Redes e Parceriasnos dias 23 e 24 de março de 2021. A participação é gratuita e aberta a todos os cidadãos, mediante inscrição prévia.

A Ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, preside à cerimónia de abertura, que contará também com a participação do Diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça.

“Museus e responsabilidade social: preparar o futuro pós-pandemia — tendências e desafios” é o tema da palestra inaugural, a proferir por François Mairesse, investigador e professor de Museologia na Universidade de Paris 3 — Sorbonne (França). A sessão de encerramento, dia 24 às 12:30, será presidida pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

Esta conferência é a segunda iniciativa de um ciclo de três conferências do Trio de Presidências do Conselho da União Europeia (Alemanha, Portugal e Eslovénia) em torno de um tema comum: a relação entre Museus e Responsabilidade Social.

A primeira conferência realizou-se a 17 e 18 de setembro de 2020, no quadro da Presidência Alemã, e a terceira decorrerá dias 23 e 24 de setembro de 2021, já no âmbito da Presidência Eslovena. São parceiros da DGPC neste evento a NEMO – Network of European Museum Organisations e a Associação de Museus da Eslovénia.

A reflexão sobre a responsabilidade social dos museus está em linha com as prioridades da Cultura na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em particular no quadro de uma Europa resiliente, social e global, pretendendo contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais coesas e solidárias.

Objetivos principais da conferência:

  • Sensibilizar para a importância da responsabilidade social dos museus;
  • Promover abordagens centradas na participação e na mobilização dos cidadãos;
  • Realçar os contributos dos museus para a transformação social e o trabalho em rede;
  • Contribuir para o debate de metodologias diversificadas de avaliação do impacto social dos museus.

A conferência decorrerá online, mediante apresentações, debates, entrevistas, mesas-redondas e posters dedicados aos seguintes tópicos:

  • Museus e responsabilidade social em tempos de pós-pandemia
  • Abordagens participativas
  • Redes e parcerias colaborativas
  • Territórios de proximidade e territórios globais
  • Democracia cultural
  • Medição do impacto social

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) convida ainda as entidades e os representantes da sociedade civil a participar nesta importante reflexão.

© Comunidade Cultura e Arte

Foto . © Matteo Maretto / Unsplash

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!