Portugueses vencem concurso de ideias para Museu Santiago Ydañez

Categorias: Arquitetura

O projecto do colectivo depA – Departamento Arquitectura, composto por sete jovens arquitectos a trabalhar no Porto, venceu o concurso internacional de ideias para o futuro Museu Santiago Ydañez, em Puente de Genáve, Espanha, foi hoje revelado.

 

O concurso foi promovido pelo município da terra natal do artista e contou com 217 propostas de vários países, designadamente Espanha, Portugal, Itália, Grécia e Roménia.

 

O projecto vencedor chegou à final com outros cinco, acabando por ser eleito.

 

O colectivo formado por Carlos Guimarães, Carlos Azevedo, Luís Sobral, João Castanheira, João Crisóstomo, Sofia Coutinho e Susana Martins, que se conheciam “do tempo da faculdade” e que criaram o “grupo de trabalho” depA, pôs mãos à obra e avançou com a proposta vencedora.

 

Em declarações à Lusa, Carlos Guimarães disse que participar neste tipo de concursos “é normal para jovens arquitectos” e que, mais do que receber os nove mil euros anunciados, “o prémio é a construção deste museu de arte contemporânea”.

 

O programa do concurso, acrescentou, apresentava dois terrenos à escolha para a localização deste museu e a equipa desde logo optou pelo espaço que implica a recuperação de uma infra-estrutura presente, por entender ser de “tentar valorizar o que já lá está”.

 

O arquitecto João Crisóstomo acrescentou que a ideia foi criar “um espaço amplo, que acaba por ser tranquilo”, de forma a expor a obra do pintor espanhol, “que é muito expressiva”.

 

O futuro museu terá um piso subterrâneo, um piso térreo e um outro superior, este último reservado para serviços administrativos, estando previsto gastar na sua construção um máximo de “três milhões de euros”, acrescentou Carlos Guimarães.

 

Vencer este prémio significa, sobretudo, “uma oportunidade”, salientou Guimarães, para quem a ideia de “exportar uma imagem de um trabalho de uma equipa portuguesa” é também muito importante.

 

O programa do concurso prevê que a autarquia espanhola adjudique o projecto e a obra ao vencedor.

 

A obra do pintor Santiago Ydañez, que dará nome ao futuro museu, estará a partir de sábado exposta na Galeria Fernando Santos, no Porto.

 

O pintor espanhol, que nasceu em 1969, licenciou-se em Belas Artes, pela Universidade de Granada.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE