PRÉMIO BRUNEL PARA REABILITAÇÃO DE PAINÉIS DE AZULEJO EM SÃO BENTO

PRÉMIO BRUNEL PARA REABILITAÇÃO DE PAINÉIS DE AZULEJO EM SÃO BENTO

 

O projecto de reabilitação dos painéis de azulejo na estação de São Bento, Porto, foi distinguido com um prémio Brunel de 2014, na categoria de estações, anunciou a Rede Ferroviária Nacional (Refer).

 

""

 

Em comunicado, a Refer explica que os galardões Brunel, divididos por categorias, são atribuídos de 3 em 3 anos e assinala que o prémio agora atribuído “reconhece o esforço e empenho” da empresa “na preservação e promoção deste importante património”.

 

Criados pelo grupo de arquitectos e desenhadores ferroviários Watford, os prémios Brunel devem o seu nome ao engenheiro, inventor e arquitecto inglês Isambard Kingdom Brunel.

 

A concurso foram apresentados 92 projectos, tendo sido distinguidos 30, de 11 países diferentes, e dos quais 19 foram prémios e 11 menções honrosas.

 

Em edições anteriores, a Refer foi distinguida com um prémio atribuído à estação do Oriente (arquitectura) e 2 menções honrosas atribuídas à estação de Sintra (reabilitação) e à ponte sobre o rio Trancão (engenharia e meio ambiente), no ano de 1998.

 

Mais recentemente, em 2011, foi atribuído um prémio à nova ponte sobre o rio Sado (infra-estruturas técnicas). Também foram atribuídas 2 menções honrosas, uma à renovação da estação do Rossio (categoria de estações) e outro ao CCO de Lisboa (edifícios de suporte ao caminho-de-ferro).

noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »