
Prémio IHRU vai distinguir investigação e teses de mestrado e doutoramento
Os prémios atribuídos pelo Instituto Nacional de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) vão distinguir este ano pela primeira vez trabalhos de investigação e teses de mestrado e doutoramento, anunciou aquele organismo.
O Prémio IHRU distingue anualmente empreendimentos de habitação de interesse social e obras de reabilitação em meio urbano que tenham caráter inovador.
De acordo com o IHRU, este ano, a terceira edição do prémio já vai contemplar a variante de “Produção Científica” para “incentivar o estudo e a investigação de matérias ligadas à habitação e à reabilitação urbana”.
Nesta variante, serão premiadas teses de mestrado que sobressaiam pela qualidade e criatividade, bem como teses de doutoramento que bianualmente se debrucem sobre a matéria.
As áreas abrangidas são a reabilitação urbana, a reabilitação do edificado e técnicas construtivas, a habitação social, dinâmica do mercado de habitação, economia e gestão imobiliária/arrendamento urbano, a fiscalidade relacionada com o parque imobiliário de habitação e a eficiência energética dos edifícios.
O prémio incluiu a atribuição de um montante de 1000 euros a cada uma das duas melhores teses de mestrado ou trabalhos de investigação publicados e 5000 euros à melhor tese de doutoramento.
Em 2009 o Prémio IHRU distinguiu, entre outras obras, a reabilitação da Igreja de São Salvador das Almas e da Rua Roque de Barros, em Viana do Castelo, a recuperação do conjunto Castelo e Museu de Sines e a construção de 10 fogos de promoção municipal para idosos em Santa Luzia (Funchal).
FONTE: www.construir.pt