Prémios AICA/SEC/Millennium BCP atribuídos à Ana Jotta e ao José Neves

Categorias: Arquitetura

Os prémios AICA/SEC/Millennium bcp de artes visuais e arquitetura relativos a 2014 foram, por decisão unânime do júri reunido a 22 de dezembro de 2015 na Sociedade Nacional de Belas Artes, atribuídos à artista Ana Jotta e ao arquiteto José Neves.

 

O júri foi presidido por Sérgio Fazenda Rodrigues e constituído por Bruno Marchand, Catarina Rosendo, Luís Santiago Baptista e Susana Ventura.

 

Na ata da reunião, a opção da atribuição do prémio de arquitetura a José Neves, pela obra do Cinema Ideal na Rua do Loreto n.15 em Lisboa, foi justificada da seguinte forma:

“O Cinema Ideal é (…) uma obra subtil, que não se impõe, e, no entanto, traz consigo esse poder de transformação (de revolução), que aos poucos tem de se fazer sentir na cidade, no espaço público, como lugar de encontro de vida cultural e social.”

José Neves tem desenvolvido uma atividade profissional consistente e sóbria, combinando a prática arquitetónica com uma reflexão sobre a cidade contemporânea. Neste sentido, a obra do Cinema Ideal surge como charneira entre um problema premente, a intervenção reabilitadora nos centros históricos, a definição e viabilização da encomenda, a proposta de um cinema de bairro com programação cuidada, uma determinada conceção disciplinar, assente na contenção formal e na solidez construtiva, e os seus interesses próprios, particularmente o cinema. Por tudo isto, este projeto adquire uma dimensão exemplar no contexto da prática do arquiteto e dos problemas arquitetónicos e urbanos do presente.”

 

As razões, expressas na ata da reunião de júri, para a atribuição do prémio de artes visuais à artista Ana Jotta foram:

“O júri para as Artes Visuais deliberou atribuir o prémio AICA/SEC/Millennium bcp 2014 a Ana Jotta pela exposição “A Conclusão da Precedente”, patente na Culturgest entre 15 de fevereiro e 11 de maio. O júri destaca a capacidade que a artista tem demonstrado, ao longo do seu percurso, de assumir riscos e de reinventar sucessivamente as coordenadas do seu trabalho, situação comprovada de forma inequívoca nesta ocasião”.

 

 

Imagens

José Neves, Gabinete de Arquitectura, Lda. – Cinema Ideal

Ana Jotta | exposição “A Conclusão da Precedente”

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE