Prémios Construir 2013. Os vencedores são…

Categorias: Arquitetura

Noite de festa no Festival Internacional de Inovação e Criatividade que acolheu a edição de 2013 dos Prémios Construir, galardões que voltam a distinguir a excelência do que é feito nas áreas da Construção, Arquitectura, Engenharia e Imobiliário.

Gonçalo Moura Martins, CEO da Mota-Engil foi eleito pelos subscritores da Newsletter do Construir como “Personalidade do Ano” na área da Construção, votantes esses que atribuíram também à Mota-Engil o título de “Construtora do Ano”. A Ramos Catarino, liderada por Vítor Catarino, foi também distinguida com dois troféus, na área da “Internacionalização” e pela execução dos trabalhos de “Reabilitação” do Hotel Memmo Alfama, em Lisboa. A Somague, em parceria com a Opway, foi também distinguida com o troféu do “Prémio Sustentabilidade”, pela construção do Data Center da Portugal Telecom, na Covilhã. Aliás a obra, desenhada por Carrilho da Graça, foi também distinguida na área da Engenharia como “Melhor Projecto”, um troféu entregue aos responsáveis da Covieng, autores do projecto. Na área da Fiscalização e Coordenação a vencedora da noite foi a Coba, ao passo que o “Melhor Gabinete” foi considerado a Projecto.Detalhe. Luís Simões da Silva, responsável pela CMM, foi eleito a “Personalidade” na área da Engenharia.

Na área da Arquitectura, a noite acabou por ser de Miguel Saraiva que, além de ter sido eleito “Personalidade do Ano”, viu também ser reconhecido o projecto para a Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto, eleito o “Melhor Projecto Privado” e “Melhor Atelier”. O prémio para a categoria “Melhor Projecto Público” reconheceu a Ampliação do Museu Marítimo de Ílhavo, da autoria dos ARX. O Focus Group, por seu lado, acabou por ver reconhecido o trabalho de recuperação do Edifício Maxmara, em Lisboa.

A nova sede da Microsoft (“Melhor Edifício de Escritórios”), o Passeio das Cardosas (“Melhor Edifício de Habitação) e o Cidadela Historic Hotel (“Melhor empreendimento turístico”) receberam os troféus para o imobiliário, tal como a CBRE que foi eleita “Melhor Consultora”.

O prémio Excelência, que é a única categoria que não está a votação, foi entregue a Luis Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal e actual presidente da comissão Organizadora do Salão Imobiliário de Portugal, além de ser também presidente da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa.

 

ARQUITECTURA

 

Melhor Projecto Público:

Ampliação do Museu Marítimo de Ílhavo – ARX

Fotografia FG+SG

 

Melhor Projecto Privado:

Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto – Fundo Santa Casa 2004 (Saraiva&Associados)

 

Melhor Projecto Recuperação:

Edifício Maxmara – Focus Group

 

Melhor Atelier:

Saraiva + Associados

 

Prémio Personalidade:

Miguel Saraiva – Saraiva + Associados

 

ENGENHARIA

Melhor Projecto: Data Center da Portugal Telecom – Covieng

Prémio Fiscalização e Coordenação: COBA

Melhor Gabinete: Projecto.Detalhe

Prémio Personalidade: Luís Simões da Silva – Presidente da CMM

 

CONSTRUÇÃO

Melhor Construtora: Mota-Engil

Prémio Internacionalização: Ramos Catarino

Prémio Sustentabilidade: Data Center da Portugal Telecom – Somague / Opway

Prémio Reabilitação: Hotel Memmo Alfama, em Lisboa – Ramos Catarino

Prémio Personalidade: Gonçalo Moura Martins – CEO da Mota-Engil

 

IMOBILIÁRIO

Melhor edifício de escritórios: Sede Microsoft Portugal – Microsoft

Melhor edifício residencial: Passeio das Cardosas – First Oporto Urban Regeneration Fund (Fundbox)

Melhor empreendimento turístico: Cidadela Historic Hotel – Grupo Pestana

Melhor Consultora: CBRE

 

PRÉMIO EXCELÊNCIA: Luis Lima, presidente da APEMIP, da CIMLOP e do Salão Imobiliário de Portugal

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE