Prix De La Recherche Patiente atribuído à arquiteta Marta Sequeira

Categorias: Arquitetura

Prix de la Recherche Patiente, o mais prestigioso prémio internacional sobre estudos corbusianos, atribuído anualmente pela Fundação Le Corbusier (sediada em Paris), foi este ano atribuído à arquiteta Marta Sequeira.

Este prémio foi criado com o intuito de recompensar as melhores investigações sobre a obra do arquitecto franco-suíço Le Corbusier.

O júri, composto por grandes vultos da investigação em arquitectura, como Joseph Abram, Rémi Baudouï, Barry Bergdoll, Maristella Casciato, Roberto Gargiani, Christine Mengin, Guillemette Morel Journel, Gilles Ragot, reuniu a 21 de Setembro de 2016, e decidiu atribuir o prémio a duas investigadoras:

– Ingrid Guerrero (Colômbia), pelo seu trabalho Enfants de la rue de Sèvres : les collaborateurs latino-américains de LC à Paris

– Marta Sequeira (Portugal), pelo seu trabalho Towards a public space. Le Corbusier and the Greco-Latin tradition in the modern city

Towards a public space. Le Corbusier and the Greco-Latin tradition in the modern city está em vias de ser publicada pela prestigiada editora multinacional britânica Routledge, com data de publicação prevista para Maio de 2017.

Resumo da investigação:
É frequente a ideia de que o desenho urbano de Le Corbusier preconizou uma ruptura em relação à História, e de que o espaço público por ele projectado em nada se assemelhava ao existente até então. Esta convicção é alimentada quer pela evidência do carácter inovador das propostas de Le Corbusier, quer pela proliferação, nos seus manifestos, de palavras de ordem que turvam qualquer evocação do passado – como civilisation machiniste, l’esprit nouveau, l’architecture de demain. No entanto, desembaraçando-nos de um enredado de ideias preconcebidas, sobre as quais se construiu uma ideia pouco objectiva de modernidade, torna-se evidente que os lugares da vida pública de Le Corbusier não só não estabelecem uma cisão com o passado histórico, como constituem, eles próprios, os testemunhos da inabalável continuidade da criação humana ao longo dos tempos. Demonstrá-lo, é o objectivo desta investigação – através da análise de alguns dos espaços públicos corbusianos do período imediatamente subsequente à segunda guerra mundial.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.