Projecto Outros Bairros nomeado como finalista do prémio Aga Khan Award for Architecture

Categorias: Arquitetura

O Projecto Outros Bairros, desenvolvido na zona de Alto Bomba, no Mindelo, em Cabo Verde, foi nomeado entre 563 projectos seleccionados em todo o mundo como finalista do prémio de arquitectura Aga Khan Award for Architecture.

Conforme informações dos arquitectos envolvidos, o projecto, que foi desenvolvido pelo Governo de Cabo Verde e que tem por objectivo levar infra-estruturas a zonas periféricas como Alto Bomba, consta da lista de 20 finalistas do 2022.

A selecção, segundo a mesma fonte, aconteceu após a nomeação, em Junho de 2021, entre 563 projectos seleccionados em todo o mundo e cujos vencedores distribuirão, entre si, um milhão de dólares.

Aga Khan Award for Architecture é atribuído por uma fundação suíça, em ciclos de três anos, e é tido como um dos galardões mais prestigiado do mundo no reconhecimento de exemplos de excelência arquitectónica nas áreas do design contemporâneo, habitação social, melhoria e desenvolvimento comunitário, preservação histórica, reutilização e conservação de áreas, bem como design paisagístico e melhoria do ambiente.

O prémio, cujos vencedores serão anunciados no outono de 2022, reconheceu, em ciclos anteriores, projectos de arquitetos posteriormente também nomeados com o Prémio Pritzker, considerado Nobel da Arquitetura.

Entretanto, no caso de São Vicente, os arquitectos envolvidos lamentaram o facto de as obras estarem neste momento Interrompidas e de estar por elaborar “cerca de 60% do trabalho” no Alto de Bomba e a totalidade nas zonas de Fernando Pó e Covada de Bruxa, outras duas zonas do Mindelo também escolhidas para acolher o projecto.

A equipa técnica, segundo a mesma fonte, está também desvinculada da iniciativa por “falta de financiamento que impediu a continuidade da sua ação e a realização do trabalho previsto e assumido pelo Governo de Cabo Verde no lançamento da Iniciativa Outros Bairros em 2019, em São Vicente”.

“Solidariza-se com a luta da população de todas as zonas por melhores condições do espaço público e de vida, bem como, congratula os intervenientes pela abordagem colectiva realizada, que muito contribuiu para poder estar entre os 20 finalistas do 2022 do Aga Khan Award for Architecture”, concretizou.

Consulte o projeto > AQUI

© LN/AA

© Inforpress/Fim

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.