
Foi na cerimónia de entrega de prémios da 11ª edição do Prémio Jornal Arquitecturas / Vibeiras Jovem Arquitecto Paisagista, que teve lugar no passado dia 12 de Fevereiro de 2015, no Museu da Água, Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, que ficámos a saber quem foram os vencedores. Foi um momento único em que estiveram expostos os trabalhos candidatos que se destacaram nesta edição e em que se brindou à excelência da Arquitectura Paisagista.
O lançamento do livro 10 anos Prémio Vibeiras / Jornal Arquitecturas Jovem Arquitecto Paisagista contribuiu para que este dia fosse ainda mais especial.
VENCEDOR DA CATEGORIA ESTUDANTES
PROJECTO SLOW DOWN SEOUL
Ricardo Bessa, Sérgio Oliveira e Nelson Soares
UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO
O projecto SLOW DOWN SEOUL inclui vários jardins temáticos e um parque linear “Wu Xing” inspirado nos cinco elementos: terra, água, fogo, metal e madeira. Esta proposta, sublinham os autores, pode servir de modelo a aplicar noutras cidades com características similares.
VENCEDOR DA CATEGORIA JOVENS PROFISSIONAIS
PROJECTO TIMESCAPES
Ricardo Ventura, Bernardo Dias, Chiaki Yatsui e Qiuying Zhong
O projecto “Timescape” é uma proposta de intervenção ecológica e urbana para fundir Coimbra com a natureza.
Esta proposta criada a pensar nas margens e envolvente do Mondego, na zona poente da cidade de Coimbra, tem como intuito primordial ligar o parque verde da cidade e a Mata nacional do Choupal.