Projeto de habitação social do atelier Cerejeira Fontes Arquitectos considerado o melhor do país

Categorias: Arquitetura

O Bairro Rainha Dona Leonor foi apresentado como o melhor bairro de habitação social de Portugal, o projeto é da autoria do atelier Cerejeira Fontes Arquitectos e a execução da obra esteve a cargo da Cari.

 

Este projeto contemplou a construção de 70 novos apartamentos de várias tipologias, de T1 a T4, incluindo apartamentos duplex e 2 espaços destinados a serviços, mesmo no coração da cidade do Porto. Além das habitações, que contam todas com entradas próprias e individuais, possui ainda uma zona com espaços comuns e sociais, nomeadamente lavandaria, sala de estudo e sala de moradores, usufruindo de um pátio exterior privativo ao condomínio com 290m2.
Nos arranjos exteriores ajardinados está integrado um parque infantil com uma área de 130m2.

 

Em 2017 a Câmara do Porto garantia que o bairro de habitação social Rainha Dona Leonor iria ser o melhor de Portugal.
“Aproveitando o terreno onde estava implantado o bairro Rainha Dona Leonor, em três blocos muito degradados e cheios de placas de amianto, a Câmara do Porto lançou um concurso público, obrigando o vencedor construir primeiro a habitação social de alta qualidade e, no final, ao lado, um bloco de habitação para venda”, declarou na altura a autarquia.

 

O modelo permitiu construir habitação social de elevada qualidade, manter todos os inquilinos no local, alojar novos inquilinos municipais a custo zero, já que são os privados a fazer todas as obras. O risco para a autarquia é, por outro lado, nulo, já que o empreendedor, Aythya – Investimentos Imobiliários, Lda., apenas pode avançar com a habitação particular após a entrega da habitação social, garantiu a autarquia.

 

©Imagens: Cari . Direitos Reservados

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas  

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total