Projeto de reabilitação na Av. 31 de Janeiro em Braga, sede do Castro Group, vence Prémios SIL do Imobiliário

Categorias: Arquitetura

O Edifício que hoje alberga os novos escritórios do Castro Group venceu o Prémio SIL do Imobiliário, na Categoria Reabilitação Urbana, Escritórios.

O Castro Group, que atua nas áreas da promoção imobiliária e construção, com sede em Braga, foi hoje distinguido com o galardão Melhor Reabilitação Urbana, na categoria Escritórios, pelo Conselho Estratégico do SIL e pelo Presidente da Fundação da AIP.

O Edifício vencedor, que remonta ao início do século XX, localiza-se em pleno centro histórico, na Avenida 31 de Janeiro em Braga, e é resultado de um projeto de reabilitação que terminou em dezembro de 2020. Com esta reabilitação o Castro Group procurou dar uma nova vida a um património arquitetónico, que representa um marco para a cidade.

A nova sede do Castro Group, com assinatura do gabinete de arquitetura bracarense AZO Arquitectos, assume-se como um projeto ambicioso, de respeito e valorização pelo passado. Valores como os de autenticidade, integridade e reversibilidade foram observados ao nível do projeto e no decorrer dos trabalhos de reabilitação, pelo que a opção foi sempre privilegiar o carácter imanente das preexistências, procurando uma adequada articulação entre o novo e o existente.

Paulo Castro, CEO do Castro Group, refere: “é com grande orgulho que vemos o Projeto Av. 31 de Janeiro, que é hoje a casa do Grupo, receber a distinção de melhor reabilitação urbana, na categoria de Escritórios. Este é o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos na preservação deste edifício, ao longo de mais de um ano, através de uma intervenção arquitetónica assumidamente contemporânea, mas que sempre teve o cuidado de preservar o espírito do lugar”.

De facto, no edifício principal foram mantidos na íntegra todos os materiais decorativos, sendo que a recuperação das carpintarias e serralharias, estuques e dourados, vigamento de madeira e escadas, foram decisivos para a conservação da imagem geral, característica da pré-existência. A nova volumetria, adjacente ao edifício principal e que alberga espaços de apoio, foi totalmente construída em betão à vista de forma a possibilitar a sua integração no conjunto.

Já Mário Sequeira, CEO AZO Arquitectos aponta: O edifício sede do Castro Group constituiu para os projetistas uma oportunidade única de enaltecer e valorizar um edifício pré-existente de características arquitetónicas de grande interesse no enquadramento urbanístico da cidade de Braga. O sucesso no desenvolvimento deste projeto deveu-se, sobretudo, a um trabalho cooperativo e sincronizado entre aquilo que era a visão arquitetónica dos projetistas e os objetivos da Castro Group para este edifício.

Os Prémios SIL do Imobiliário, que tiveram a primeira edição em 2010, distinguem anualmente o que de melhor se faz no mercado imobiliário português, em várias categorias. Estes prémios são atribuídos todos os anos no SIL – Salão Imobiliário de Portugal, o maior salão Imobiliário do país, que estará aberto ao público na FIL – Feira Internacional de Lisboa, até ao próximo dia 10 de outubro de 2021.

 

LINKS
VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Formação 3dsMAX + Vray

janeiro de 2022 | online