Projeto do arquiteto Renzo Piano é escolhido para nova ponte de Génova

Categorias: Arquitetura

O arquitecto italiano Renzo Piano foi o escolhido para a construção da nova ponte de Génova. O equipamento virá substituir o Viaduto Morandi, que colapsou no passado dia 14 de Agosto, tendo causado 43 mortes.

O projecto do autor dos centros Pompidou, em Paris (em co-autoria com Richard Rogers), e Botín, em Santander, foi escolhido pelas autoridades italianas na sequência de um concurso a que concorreu também o arquitecto espanhol Santiago Calatrava.

Depois do colapso da ponte Morandi há quatro meses, o presidente da Câmara Municipal de Génova, Marco Bucci, anunciou esta terça-feira(18) que o projeto do conceituado arquiteto italiano Renzo Piano foi o escolhido para substituir a ponte que colapsou, adianta a Associated Press. O projeto inspirado num barco vai ter um custo de 200 milhões de euros.

Marco Bucci revelou que o projeto da construção vai ser levado a cabo por três empresas, a construtora Salini-Impregilo, a Fincantieri e a empresa ferroviária Italferr. O autarca acrescentou que a construção da nova ponte vai ficar concluída no espaço de 12 meses.

O projeto de Renzo Piano vai incorporar colunas que lembram a proa de um barco e que serão iluminadas por 43 lâmpadas que vão projetar uma luz com a forma da vela de um navio e que representam as vítimas mortais do colapso da ponte Morandi.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE