
A reabilitação do Centro de Eventos do Convento do Beato, do atelier de arquitetura RISCO, foi vencedor com um dos prémios ArchDaily Building of the Year, na categoria de “Melhor uso de materiais”.
“O desenho do novo teto resultou de um longo processo de pesquisa técnica e formal, etapa necessária para chegar a uma solução estruturalmente leve, tecnicamente eficiente e arquitetonicamente coerente com a altura do claustro. A solução adotada consiste em um sistema de treliças dispostas ortogonalmente que formam um conjunto de ‘favos’ que são iluminados por cima por clarabóias.”
Com mais de 150 mil votos recebidos ao longo das últimas três semanas, já são conhecidos os vencedores do Prémio ArchDaily Building of the Year 2023, este prémio de arquitetura é atribuído pelos leitores do ArchDaily, que filtraram entre milhares de projetos os 75 finalistas e, posteriormente, as 15 melhores obras de arquitetura que foram publicadas em 2022.
A escala deste prémio é um reflexo do quão importante é a arquitetura hoje, à medida que a complexidade cada vez maior de nosso mundo aumenta a pressão e as demandas sobre nosso ambiente construído. Para lidar com questões como a crise climática, escassez de energia, densidade populacional, desigualdade social, escassez de moradias, urbanização acelerada, identidade local e segregação, a arquitetura precisa se abrir. Estamos felizes em ver como as questões levantadas por este prémio ganharam atenção global. Veículos de fora do campo da arquitetura, como a Globo ou o El País, comentando que “isso é o que consideramos uma boa arquitetura”. O reconhecimento da profissão vai além de suas fronteiras habituais e é capaz de motivar, alegrar e emocionar um número cada vez maior de pessoas que entendem a importância de nosso ambiente construído e seu impacto na qualidade de vida das pessoas.
Os vencedores são um exemplo concreto do que a sociedade reconhece como boa arquitetura, mas também do que se exige dela. Assumimos a responsabilidade de continuar desenvolvendo o espírito do prémio, fortalecendo a contribuição de nossa comunidade com base em suas preferências, juntamente com a voz de um público mais amplo de fora da arquitetura.
Lista dos vencedores:
Melhor uso de produtos
Convento do Beato Event Center / RISCO (Portugal)
Arquitetura Comercial
Shanghai Suhe MixC World / Kokaistudios (China)
Arquitetura Cultural
Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020 / MMBB Arquitetos + Ben-Avid + JPG.ARQ (EAU)
Arquitetura Educacional
Jadgal Elementary School / Daaz Office (Irã)
Arquitetura Hospitalar
University Hospital in Tangier / Hajji & Elouali + Architecturestudio (Marrocos)
Hotelaria
House & Restaurant / junya ishigami + associates (Japão)
Casas
Casa no Pomar do Cafezal / Coletivo LEVANTE (Brasil)
Habitação
Terrace House / Austin Maynard Architects (Austrália)
Arquitetura Industrial
Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados (Brasil)
Arquitetura de Interiores
Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV (Alemanha)
Escritórios
CapitaSpring / BIG + Carlo Ratti Associati (Singapura)
Arquitetura Pública & Paisagismo
One Green Mile / MVRDV (Índia)
Arquitetura Religiosa
The Chamber Church / Büro Ziyu Zhuang (China)
Pequena Escala & Instalações
Glass House / Max Núñez (Chile)
Arquitetura Desportiva
Quzhou Sports Park / MAD Architects (China)