Projetos portugueses distinguidos no Global Architecture Awards 2024

Categorias: Arquitetura

Os ateliers portugueses Bespoke Architects, Atelier da Praia – Arquitectos, Lda, UrbanCore Architects e 560 architects viram os seus projetos distinguidos no Global Architecture Awards 2024.

 

O projeto SKY BASE ONE, do Bespoke Architects, foi distinguido nas categorias ARCHITECTURE | HOUSES – BUILT e HOUSE FOR A SUPER HERO – CONCEPT.

“Tudo começou com o desejo do cliente de criar uma villa inspirada em uma série de cinema cult de ficção científica. Isso é o que torna este projeto tão extraordinário, a possibilidade de repensar a maneira como vemos uma casa.”

 

O Atelier da Praia – Arquitectos, Lda, viu o seu projeto Escola Básica Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, distinguido na categoria ARCHITECTURE | EDUCATIONAL – BUILT.

“Os princípios abrangentes do projeto foram baseados num compromisso de criar um ambiente escolar inclusivo e ambientalmente responsável, promovendo o bem-estar por meio de sistemas de energia natural.”

O atelier UrbanCore Architects teve dois projetos distinguidos, o CEDROS LUX DESIGN na categoria ARCHITECTURE | MULTI UNITS HOUSING – BUILT e o projeto ASSUNÇÃO HOUSE na categoria ARCHITECTURE | HOUSES – BUILT.

“O Cedros Lux representa uma solução de design que remodelou a noção de arquitetura residencial, partindo das estruturas convencionais de “caixa” tipicamente associadas a prédios de apartamentos e, em vez disso, abraçando um paradigma semelhante a residências individuais dentro de um complexo comunitário.”

“A Assunção House teve como premissa projetar uma casa de um andar para atender às necessidades em evolução de um jovem casal. Eles queriam uma casa que servisse como uma conexão duradoura com o meio ambiente, equilibrando privacidade e união.”

 

O projeto “Incha, Desincha e Passa!” (Inflate, Deflate and It’s Gone!) do atelier 560 architects, foi distinguido na categoria ARCHITECTURE | TEMPORARY AND EXPERIMENTAL – BUILT.

O projeto“Incha, desincha e passa!” promove uma orquestração dinâmica de cor, luz e movimento, através de um sistema de ar de baixa pressão, suspenso em uma fachada em um edifício emblemático, onde centenas de balões com luzes estão ligados, transformando a imagem do espaço público e privado. “Incha” (inflar) e “Desincha” (desinflar), com a inflação e extração de ar e iluminação de 369 balões. “E passa” (e se foi), restaurando brevemente a fachada original e pré-existente do edifício.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE