Projetos portugueses selecionados para o EUMiesAward 2022

Categorias: Arquitetura

Portugal tem dois projetos selecionados, sendo um as Portas do Mar 🔗 de Carrilho da Graça e Victor Beiramar Diniz e outro o Palácio Marquês de Abrantes🔗, do Atelier Mob/Trabalhar com os 99%, ambos situados em Lisboa.

A Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe anunciou as 40 obras selecionadas que irão concorrer ao Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia – Prémio Mies van der Rohe 2022.

Os 7 membros do júri – Tatiana Bilbao (presidente), Francesca Ferguson, Mia Hägg, Triin Ojari, Georg Pendl, Spiros Pengas e Marcel Smets – escolheram 40 obras que destacam as oportunidades e tendências da arquitetura atual no território europeu: atenção à inclusão social, sustentabilidade e circularidade e concepção estética.

As obras selecionadas estão distribuídas por 18 países europeus. Áustria tem 5 obras (Neustift im Stubaital, Wiener Neustadt, Linz e 2 em Viena), 5 mais estão em França (Guécélard, Romainville, Saint-Jean-de-Boiseau e 2 em Paris), e 5 em Espanha (Cornellà de Llobregat, Puig-Reig e 3 em Barcelona). É possível visitar 3 obras na Bélgica (Bruxelas, Gante e Hasselt), 3 mais na Alemanha (todas em Berlim) e 3 no Reino Unido (Helensburgh e 2 em Londres). Existem 2 obras na Dinamarca (Ebeltoft e Ribe), Finlândia (Helsínquia e Vantaa), Polónia (Oświęcim e Rybnik) e Portugal  (Lisboa e Abrantes). As outras obras estão na República Checa (Praga), Grécia (Kourouta, Amaliada), Hungria (Budapeste), Itália (Turim), Países Baixos (Tilburg), Noruega (Stavanger), Roménia (Bucareste) e Eslovénia (Ptuj). 

Os cinco finalistas serão anunciados a 16 de fevereiro de 2022

Os vencedores do Prémio de Arquitetura e Emergente serão anunciados em meados de abril em Bruxelas

O EU Mies Award Day, que contará com a Cerimónia de entrega dos Prémios, terá lugar a maio de 2022 noPavilhão Mies van der Rohe em Barcelona

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?