Projetos portugueses vencem International Architecture Award 2019

Categorias: arquitectura

Os ateliers portugueses Nuno Valentim, OPENBOOK Architecture + PMC Arquitectos e Plano Humano Arquitectos vencem International Architecture Award 2019

 

O projecto do Jardim Botânico do Porto, coordenada pela equipa de Nuno Valentim com Frederico Eça, Maria Ana S. Coutinho, Margarida Carvalho, foi distinguido na categoria ‘PARKS AND GARDENS’.

 

A intervenção no conjunto de obras que integram o Jardim Botânico do Porto arrancou em 2010 e teve a sua última fase em 2017 com a abertura da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva na Casa Andresen. O projecto integrou igualmente a reabilitação da Casa Salabert para acolher o E-learning Café – Botânico (inaugurado em 2015), assim como o restauro das estufas concebidas por Franz Koepp nos anos 60 do século XX.

No total, a intervenção implicou a requalificação de uma área bruta de construção de cerca de 4 800 m2, numa área de jardim com 48 500 m2.

 

 

O projeto VdA – Vieira de Almeida Advogados – premiado na Categoria ‘CORPORATE BUILDINGS’, um projeto do atelier OPENBOOK Architecture realizado em co-autoria com a PMC Arquitectos.

O escritório da VdA é o resultado de uma profunda reabilitação de uma antiga fundição do século XIX. A premissa da proposta era preservar a memória e o caráter do complexo, adaptando-o à sua nova utilização e propósito.

 

O atelier Plano Humano Arquitectos venceu na categoria de ‘RELIGIOUS BUILDINGS’ com o projeto Capela de Nossa Senhora de Fátima.

A inspiração para esta construção, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, nasceu do âmago da experiência escutista: a vida ao ar livre, o acampamento, a tenda, a sobriedade e simplicidade das construções e estilo de vida. Também as extremas do edifício, de forma pontiaguda, fazem uma alusão ao lenço escutista, símbolo da promessa e compromisso neste movimento.

 

 

A cerimónia de entrega dos International Architecture Awards 2019 terá lugar no próximo dia 13 de setembro, em Atenas, Grécia, e os projetos vencedores figurarão num catálogo – “Global Design + Urbanism XIX (“New International Architecture”) –, editado por Christian Narkiewicz-Laine e publicado pela Metropolitan Arts Press Ltd..

 

A edição deste ano dos International Architecture Awards 2019 premiou 350 projectos de 41 países, após uma avaliação que teve em conta critérios como a visão, inovação e originalidade, acessibilidade, sustentabilidade, sensação de conforto e usabilidade, adequação à finalidade e nível de satisfação dos clientes. Para além da equipa de Nuno Valentim, a lista de premiados inclui os também gabinetes portugueses PMC Arquitectos e Plano Humano Arquitectos.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

Tectum First

Sistema Técnico para Telhados Tectum®-First