Quatro projetos portugueses nomeados para os prémios Mies van der Rohe

Categorias: Arquitetura

QUATRO PROJETOS PORTUGUESES NOMEADOS PARA OS PRÉMIOS MIES VAN DER ROHE

Portugal tem quatro projetos finalistas ao Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe 2017, anunciou hoje a Comissão Europeia, que divulgou a lista dos 40 selecionados, provenientes de 17 países.

Os quatro projetos finalistas construídos em Portugal são os seguintes: Casa em Oeiras, do ateliê Pedro Domingos Arquitetos; o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, pelo ateliê britânico AL_A – Amanda Levete; a Sede da EDP em Lisboa, pelo ateliê Aires Mateus; e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, por Álvaro Siza Vieira.

O prémio, no valor de 60 mil euros, instituído em 1987 pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, com sede em Barcelona, é considerado um dos galardões de maior prestígio na área da arquitetura.

Portugal é, a par com França e o Reino Unido, o país com mais projetos finalistas, com quatro. Seguem-se a Dinamarca, Espanha, Finlândia, Holanda e Noruega, com três, a Bélgica, Alemanha, Irlanda e Turquia com dois e a Itália, Lituânia, Polónia, Roménia e Suécia, com um projeto a concurso.

O júri é constituído por sete membros, entre os quais um português: Stephen Bates, Gonçalo Byrne, Peter Cachola Schmal, Pelin Dervis, Dominique Jakob, Juulia Kauste e Magorzata Omilanowska. As 40 obras selecionadas "destacam as oportunidades e tendências do território europeu atual: cidades, habitação, património e memória", refere a organização em comunicado.

"O conjunto dos 40 trabalhos selecionados reflete a importância das novas gerações de arquitetos, que irrompem com força nesta edição, mostrando-nos como a arquitetura aborda e dá soluções a uma diversidade de realidades cívicas e sociais, de habitação, espaços culturais, memória e identidade, reabilitação ou novos espaços, numa convocação que mostrou mais que nunca esta diversidade", referiu Daniel Mòdol, Presidente da Fundação Mies van der Rohe

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.