Ragno Ceramiche e Inkiostro Bianco apresentam novidades na feira Cersaie 2019 de Bologna

Categorias: Produtos

Ragno, que este ano atinge a importante meta de 70 anos, veste seu espaço na feira de novidades, contaminando espaços residenciais e contratuais Pode um stand Cersaie 2019 tornar-se o local perfeito para celebrar um aniversário? A resposta é sim e a prova está na festa para os setenta anos de Ragno que, de 23 a 27 de Setembro, encheram os espaços montados na feira com cores, emoções e, claro, cerâmica.

O desenho do stand, com curadoria de Gianluca Rossi e completado pelo estilo de Irene Arescaldino, assumiu o desafio da importante ocasião e transformou-o numa sucessão de espaços fluidos, arejados e luminosos que, atravessando a fronteira doméstica tradicional, o reino incontestável das coleções Ragno, passaram a incluir até uma suite de hotel e um elegante café, cheio de delícias para os olhos e para o paladar. No centro, que pode ser caminhado em qualquer direção e usado para pequenas pausas no relaxamento completo, é uma área ao ar livre criada em verde e pedra (da coleção Realstone_PietrAntica), assim como uma pequena praça em um bairro totalmente italiano.

O leitmotiv desta série de espaços públicos e privados, abertos e fechados, é a cerâmica que, por ocasião do aniversário, está carregada de novos significados, que vão muito além da sua concretude e materialidade. As lajes das coleções Ragno, de facto, parecem poder contar uma história que, a partir de 1949, se desenvolve por momentos sucessivos e, passando pelo nascimento do Distrito de Cerâmica, atinge as mais recentes inovações tecnológicas em termos de grés porcelânico e corpo branco. Na esteira do evento de Bolonha dedicado à cerâmica – que este ano registrou mais de 110 mil visitantes, confirmando o crescimento de 2018 – a Ragno está apresentando ao público em geral muitos produtos novos e estimulantes neste mês de outubro. Podemos ver juntos alguns deles que representam aspetos da mesma filosofia de design ligados a espaços vivos e vivos que, embora não sejam domésticos, pelo menos parcialmente abraçam a ideia do calor da casa. A primeira novidade é o grés de efeito madeira da coleção Woodsense, que brinca com a beleza das imperfeições e realça, através dos pequenos traços visíveis na superfície das tábuas (disponíveis nos três tamanhos 25×150, 19×150 e 20×120), a preciosidade da passagem do tempo e a ligação com a história local. A inspiração, de facto, vem das velhas vigas e tábuas dos telhados tradicionais. Macia, sedosa e aveludada é a superfície das placas 40×120 da Resina, a coleção desenvolvida pela Ragno em cerâmica de corpo branco.

O toque é o principal significado na interpretação das qualidades desta nova proposta e não é por acaso. Você sabe que, de acordo com estudos recentes, o fluxo contínuo de nossos dedos na tela suave de tablets e smartphones tornou a informação preceptiva tátil ainda mais importante para nós? A textura estampada das estruturas tridimensionais Abelha e Parede (diamante e tijolo respetivamente) torna-se assim um instrumento de conhecimento do material tão importante quanto o reconhecimento visual do tema botânico ou damasco das decorações Tropicana e Venezia, todas disponíveis na coleção.

A nova proposta de formato 20×20 de Ragno, por outro lado, é uma contradição, caracterizada por duas qualidades específicas: o forte apelo urbano, dado pela presença simultânea da decoração geométrica, os tons poeirentos e a opacidade superficial muito pronunciada, e a grande resistência às tensões induzidas pelo uso, obtida através da adoção da tecnologia StepWise, também uma garantia de fácil limpeza das superfícies.

LINKS
VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal