RCR Arquitectes projetam resort inspirado na natureza no Algarve

Categorias: Arquitetura

Traduzindo a paisagem de Algarve para a arquitetura, inspirados pelas cores e texturas do entorno, os arquitetos laureados com o Prémio Pritzker, RCR Architectes, projetaram residências modelo e outras instalações para o Palmares Ocean Living & Golf Resort, em Portugal.

O Resort Palmares Ocean Living & Golf está localizado entre Alvor, Lagos e Ponta da Piedade, no oeste do Algarve, em Portugal. O local é marcado por uma topografia costeira e arenosa, que trás vários tons de laranja e castanhos para a paisagem, na qual também se destacam os tons de verde, vindos da vegetação circundante. A empresa premiada formou uma parceria com o proprietário e operador Kronos Homes, que garantiram que a integração ambiental e a sustentabilidade estivessem profundamente enraizadas no projeto. As residências recém-projetadas fazem parte de um masterplan de 460 residências, dois hotéis cinco estrelas e uma variedade de instalações para esportes, lazer e bem-estar. Além das casas, os arquitetos também estão projetando um Clubhouse que funciona como ponto focal do resort dedicado aos seus residentes.

Os arquitetos harmonizaram o interior com os exterior, e criaram uma experiência envolvente na paisagem através dos materiais, das paletas de cores e das vistas das casas. As fachadas e paredes internas ao empreendimento recebem Stucco na cor argila como acabamento , enquanto o piso é revestido com rodapés de pedra natural.

As casas no resort foram desenvolvidas sob os conceitos da Building Research Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM), que significa que cada apartamento se beneficia da iluminação e insolação natural, de aparelhos que economizam água e também que foram construídos com materiais de origem responsável. De forma a proteger a vista ao mar, foram implementados parâmetros construtivos rigorosos, como um zoneamento de implantação e limites de altura, para garantir que cada residência tivesse a oportunidade de se beneficiar individualmente da paisagem envolvente.

 

Fundado por Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta em 1988, o RCR Arquitectes está sediado em Olot, na Catalunha, Espanha, e tem sua produção marcada por um estilo fundamentado que é enraizado e inspirado nas condições locais do projeto. Eles ganharam a Medalha de Ouro da Academia Francesa de Arquitetura em 2015 e foram os laureados do Prêmio Pritzker de 2017. A maior parte de suas obras estão na região de Olot-Girona, mas, na última década, começaram a construir também na França, Bélgica e Emirados Árabes Unidos.

 

© Archdaily Dima Stouhi

Imagens cedidas por Resort Palmares Ocean Living & Golf

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?