
A bienal de Arquitectura de Veneza anunciou hoje os vencedores, entre eles não há nenhum nome português.
O reino do Bahrein, que participou pela primeira vez na bienal de arquitectura de Veneza, conquistou o Leão de Ouro, anunciou ontem a organização na cerimónia de entrega dos prémios, em Veneza, Itália.
O projecto Reclaim , criado por vários grupos de arquitectos que integram o Bharein Urbain Research Team foi considerado, pelo júri, um trabalho onde “as formas transitórias de arquitectura são apresentadas como dispositivos capazes de afirmar o mar como um espaço público: uma resposta excepcionalmente simples”.
O júri do evento atribuiu ainda o Leão de Ouro de melhor projecto na exposição a Junya Ishigami Associates, do Japão. O Leão de Prata distinguiu o projecto de um jovem arquitecto pertencente ao atelier de Kersten Geers na Bélgica. Kasuyo Sejima, a comissária -geral da mostra e a arquitecta japonesa detentora do atelier, SANAA, foi outra das premiadas. Conquistou o prestigiado prémio Pritzker, o mais importante nesta área a nível mundial.
O arquitecto holandês Rem Koolhaas, 66 anos, autor da Casa da Música do Porto, recebeu também na cerimónia, o Leão de Ouro honorário da 12.ª Bienal de Arquitectura de Veneza.
Na altura, perante dezenas de jornalistas e público especializado, afirmou que o galardão constitui um “encorajamento para prosseguir” o trabalho na arquitectura, área em que se tem evidenciado com obras como a Biblioteca Pública Central de Seattle, nos EUA.
A organização do certame atribuiu também, a título póstumo, um Leão de Ouro ao arquitecto japonês Kazuo Shinohara, falecido em 2006, figura de grande influência na arquitectura japonesa.
Sob o título People Meet in Arquitecture, a mostra reuniu este ano 53 países e mais 46 projectos de arquitectos de todo o mundo.
A representação portuguesa, da qual constava o nome de Siza Vieira, não obteve qualquer distinção neste evento.
Depois de escolhidos os vencedores , a 12.ª Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza abre, hoje, as portas ao público e prolonga-se até 21 de Novembro.
Rem Koolhaas wins Golden Lion at Venice Biennale from OMA on Vimeo.