
A expansão urbana, a perda dos habitats naturais e o crescimento da poluição deram origem a alguns dos problemas com que nos confrontamos atualmente, como o aquecimento global, a perda de biodiversidade e a degradação ambiental.
Estes eventos têm grande impacto nos centros urbanos, devido ao aumento da população nestas áreas, que altera de modo acentuado a organização de solos, com a construção de novos edifícios e estradas, criando mais espaços impermeáveis onde a água pluvial é escoada, ao invés de infiltrada, fazendo assim com que haja inundações mais intensas e mais frequentes. Dito isto, para o setor da construção e tomadores de decisões, é importante saber quais as tecnologias e soluções de adaptação às alterações climáticas, que já fazem parte do planeamento estratégico de cidades e comunidades.
Para isso, foi desenvolvido um inquérito, o GREEN MARKET REPORT ou RELATÓRIO DO MERCADO VERDE, que faz parte de uma iniciativa abrangente de pesquisa de mercado a nível europeu, introduzida pela Associação Austríaca de Coberturas Verdes e Paredes Vivas (VfB) e a Federação Europeia de Associações de Coberturas Verdes (EFB), com o objetivo de destacar a crescente importância da indústria da construção sustentável em toda a Europa.
… Precisa saber como a indústria da construção sustentável se está a desenvolver?
Existem oportunidades de trabalho?
Até que ponto os fundos anteriores acabaram no desenvolvimento e em projetos reais de construção sustentável?
Que regulamentos são úteis e quais não o são?
O que podemos aprender com outras cidades/países?
O inquérito tem como objetivo responder a todas as questões supra, analisando os dados das respostas recebidas, através do questionário realizado aos municípios e do questionário direcionado às indústrias, a nível nacional e a nível europeu.
As suas respostas, tratadas anonimamente, vão ajudar a ilustrar a atualidade das cidades portuguesas face aos desafios das alterações climáticas, e fornecem a base para a panorâmica geral dos subsídios municipais portugueses para edifícios sustentáveis.
Como agradecimento pela sua participação nesta pesquisa confidencial, gostaríamos de oferecer um resumo gratuito do relatório.
Caso esteja interessado em informações mais detalhadas, – tendo participado no nosso inquérito – receberá um desconto considerável na compra da versão completa do Relatório do Mercado Verde Português. Este valor pretende apenas cobrir os custos com a preparação, execução e tratamento de dados deste estudo.
Enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas exige know-how diversificado, vontade de aprender e um bom plano. Neste sentido, a Associação Nacional de Coberturas Verdes identifica-se como o ponto de contacto central, para todas as partes interessadas em tornar os edifícios mais verdes e oferece apoio profissional, oportunidades de cooperação e networking.
Se deseja manter-se informado sobre o desenvolvimento do Relatório do Mercado Verde, visite www.greenmarketreport.eu/en/green-market-report/
Contamos consigo!
https://greenmarketreport.eu/en/green-market-report/