
“Renovar / Reutilizar / Regenerar”: Estratégias para um futuro sustentável em debate em rocagallery.com
À medida que a necessidade de adotar formas de vida mais sustentáveis se torna mais urgente, importa perguntar como é que os arquitetos, designers e urbanistas lidam com a integração de soluções circulares nos seus projetos. Como é que um setor com uma utilização intensiva de recursos pode fazer a transição para uma economia verde? E quais são as melhores estratégias para levar a cabo a mudança e implementar uma abordagem mais consciente do desenvolvimento urbano? Estas perguntas são a base do último tema do mês do Roca Gallery, “Renovar / Reutilizar / Regenerar”.
Com o passar do tempo, todas as coisas se deterioram ou ocorre uma mudança na utilização que fazemos delas. Até agora, o habitual era deitar fora os objetos que estavam partidos ou desgastados; demolir edifícios quando se tornam obsoletos ou com defeitos; arrasar bairros inteiros para urbanizá-los; destruir espaços naturais para construir edifícios. Atualmente, percebemos que a conservação é uma das chaves para um futuro sustentável, o que só será possível se arquitetos, designers e outros profissionais trabalharem em conjunto para elaborarem estratégias que tenham por base a renovação, a reutilização e a regeneração do ambiente construído e da paisagem natural.
Em “Renovar / Reutilizar / Regenerar”, o Roca Gallery examina novas formas de aprofundar este debate numa fase fundamental para o seu desenvolvimento, mostrando as opiniões de um painel interdisciplinar de especialistas numa série de artigos publicados semanalmente na plataforma até o final de junho.
Entre os artigos já disponíveis, o sócio fundador do Atelier RUA Rui Velho Didier expõe formas criativas de reutilizar, reinterpretar, reinventar e adaptar edifícios com uma abordagem honesta e clara na gestão de recursos. Já o prestigiado arquiteto Mario Cucinella estuda de que forma a investigação em arquitetura se pode tornar num catalisador de formação sobre economia circular para o público em geral.
Por sua vez, Roberto Converti, arquiteto e reitor da Escola de Arquitetura e Design da UADE, é o autor de um artigo sobre regeneração urbana, no qual propõe um novo modelo de desenvolvimento territorial sustentável para as zonas portuárias. Apurva Bose Dutta, jornalista especializada em arquitetura, curadora e editora, centra-se na crescente relevância da conservação, restauração e uso adaptado na Índia, defendendo o seu papel na preservação da identidade arquitetónica do país, que é muito rica.
Olhar para o futuro
Mais à frente, Michael Adlerstein, professor da Universidade de Columbia e ex-secretário-geral adjunto das Nações Unidas, voltará a falar das estratégias empregadas para reformar e modernizar o histórico edifício da ONU em Nova Iorque, um projeto que liderou desde a fase de design até à respetiva execução. Sarah Ichioka, urbanista, curadora e escritora, concentrar-se-á nos edifícios “de meia-idade” e em como podemos reconhecer o valor destes e corrigir os respetivos defeitos; já a arquiteta Rosa Sobral analisará várias maneiras de integrar o design contemporâneo na restauração de edifícios sem apagar a história dos mesmos. Uma ideia partilhada pelo professor de Arquitetura Estrutural da UPC David Garcia, que, no seu artigo, defenderá a importância da reabilitação sustentável e o papel desta no modelo de economia circular.
Os princípios “renovar, reutilizar, regenerar” serão também a base do artigo de Hattie Hartman sobre o conceito de “demolição zero”. Arquiteta, urbanista e jornalista, é a editora de sustentabilidade do Architects Journal (AJ) e dirige a campanha RetroFirst da AJ, que promove a reutilização no ambiente construído.
Refletindo o compromisso contínuo do Roca Gallery com o talento emergente das universidades, a plataforma publicará um artigo da estudante de Design de Produto do IED de Madrid Laura González Cardeal sobre a necessidade de reconsiderar a durabilidade dos produtos e processos de fabrico. Por sua vez, o arquiteto Søren Nielsen refletirá sobre as oportunidades que uma nova conceção dos materiais e do ciclo de vida destes representa, comentando o projeto emblemático da Vandkunsten Architects, Rebeauty e a ideia de reutilizar os resíduos de projetos de renovação.
“Renovar / Reutilizar / Regenerar” é o último de uma série de temas mensais e bimestrais que analisam questões globais urgentes do ponto de vista do design, da arquitetura, da inovação e da sustentabilidade. Todos os artigos estão disponíveis em inglês e espanhol, em www.rocagallery.com.
Além disso, no contexto da edição atual do jumpthegap®, o concurso internacional de design da Roca, Rocagallery.com apresenta também uma série de artigos escritos por vários membros do júri do concurso. A lista de autores inclui personalidades como o vencedor do prémio Pritzker e presidente do júri Shigeru Ban (“Projetos Humanitários”), Paul Priestman, designer e diretor do PriestmanGoode (“O design dos espaços de banho públicos”), Somi Kim, diretora sénior de soluções de Assistência Médica da Johnson & Johnson Design (“Educação higiénica para adolescentes”) e Andrea Trimarchi/Simone Farresin, fundadores do estúdio de design Formafantasma (“Design (não) neutro já!”). Os seus artigos abordam os desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, em linha com a visão e missão do jumpthegap®.
Dirigido pela Roca, líder mundial em design, produção e distribuição de produtos para espaços de banho, o rocagallery.com transfere para o ambiente digital o conceito da sua rede de centros Roca Gallery, que são pontos de encontro de especialistas e amantes do setor para partilhar conhecimentos e boas práticas. Atualmente, a Roca conta com seis Roca Gallery, localizados em edifícios com um especial interesse arquitetónico de Barcelona, Madrid, Lisboa, Londres, Xangai e Pequim. Desde o seu lançamento, em 2018, a plataforma on-line tem contado com mais de 160 colaboradores, incluindo escritores, fotógrafos, artistas e vencedores do prémio Pritzker, e tornou-se uma referência em tendências e conteúdo de qualidade na área da arquitetura e do design.