Restauro da Casa de Serralves distinguido com Prémio do Imobiliário

Categorias: Arquitetura

O Restauro da Casa de Serralves — um projeto de autoria do arquiteto Álvaro Siza — foi vencedor do Prémio do Imobiliário EXPRESSO / SIC NOTÍCIAS, na categoria de “Reabilitação e Reconstrução” na subcategoria “Turismo”.

A IV.ª Edição dos Prémios do Imobiliário, organizados pela SIC Notícias e pelo semanário Expresso, teve a sua gala  de entrega de prémios no passado dia 20 de outubro. Mais de cinquenta candidaturas em  diversas categorias – habitação, comércio, escritórios, turismo e equipamento público/património cultural – foram avaliadas por um júri composto por personalidades de reconhecido mérito no setor da construção e imobiliário. Na área da reabilitação e reconstrução – turismo, a candidatura de Serralves destacou-se pela qualidade do projeto assinado por Alvaro Siza.

O projeto do Restauro da Casa de Serralves, que ficou a cargo da empresa de construção AOF, assegurou a total integridade do histórico edifício, dotando a Casa de melhores condições para acolher visitantes, em particular pessoas com mobilidade reduzida e, em simultâneo, renovando estruturas e revestimentos, assim permitindo alcançar o ambiente museológico necessário para acolher importantes exposições, como as da Coleção Miró propriedade do Estado Português, à guarda do Município do Porto e em depósito de longo prazo na Fundação de Serralves.

Visitar a Casa de Serralves é assim viajar no tempo: este exemplar único da arquitetura Art Déco remonta aos anos 30 do século XX. Com grande rigor decorativo e qualidade de materiais, a Casa, na sua conceção e construção, teve a intervenção de nomes significativos da época como José Marques da Silva, Charles Siclis, Jacques-Émile Ruhlmann, René Lalique e Edgar Brandt.

O projeto de recuperação e adaptação da Casa de Serralves teve o apoio da Câmara Municipal do Porto, nos termos do protocolo assinado em julho de 2019, que definiu as condições de depósito da Coleção Miró em Serralves.

 

Casa de Serralves, Fundação de Serralves, Porto . Fotos: © Fernando Guerra | FG+SG

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?