Reynaers Aluminium: Sessão de Esclarecimento – ANFAJE e Classe+

Categorias: Produtos

Decorreu no passado dia 24 de Setembro no Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício uma sessão de esclarecimento sobre as novidades e oportunidades que o sector das janelas, portas e fachadas terá em 2021.

A sessão de esclarecimento – com a participação da ANFAJE (Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes) e da ADENE, a entidade promotora do sistema de etiquetagem energética CLASSE + – foi uma iniciativa do Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício com o objetivo de reunir os fabricantes de janelas, portas e fachadas, em torno de tópicos transversais ao sector.

O centro de formação interativo sob o princípio de ‘aprender fazendo’ deu lugar a um auditório para receber esta sessão de esclarecimento nas necessárias condições de segurança. Ricardo Vieira, Diretor Geral da Reynaers Aluminium deu as boas vindas à “sala cheia” de profissionais do setor e logo passou a palavra ao Presidente da ANFAJE, o Arq.º João Ferreira Gomes. Nesta palestra, foram apresentadas as iniciativas da Comissão Europeia no âmbito do Green Deal que, entre outras, integra a Renovation Wave e, também, as iniciativas nacionais: o programa de apoio à renovação de Edifícios mais Sustentáveis e o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2021-2027.

Entre os desafios e as oportunidades, o Presidente da ANFAJE, refere que é objetivo da Comissão Europeia ‘mais do que duplicar a taxa de renovações’ e, no caso concreto de Portugal, acrescenta que 70% dos edifícios foram construídos sem quaisquer requisitos de eficiência energética pelo que temos enormes desafios e oportunidades. Neste contexto, esclareceu ainda que o pacote de financiamento vai debruçar-se na redução do consumo dos edifícios, responsáveis por 40% do consumo de energia dos países da União Europeia. Para o Presidente da ANFAJE, o incentivo do Fundo Ambiental, já aberto para a troca de janelas, ‘é um primeiro teste, de tudo aquilo que pode ainda ser aprovado pelo Governo Português’, convidando a audiência a preparar as suas empresas e a mobilizar-se para as oportunidades de mercado que vão surgir. Seguiu-se a apresentação de Carolina Costa – Engenheira responsável pelo sistema de etiquetagem energética CLASSE+ promovido pela ADENE – Agência para a Energia –  que se debruçou nos princípios da iniciativa, vantagens para as empresas do setor e procedimentos inerentes ao sistema de etiquetagem energética de janelas. Como refere, ‘o sistema de etiquetagem CLASSE+ pretende promover escolhas informadas de produtos eficientes, contribuindo para a poupança e conforto nos edifícios.

A audiência teve também oportunidade de levantar questões e esclarecer dúvidas. Em breve, serão disponibilizadas as apresentações da sessão bem como a agenda das próximas formações e eventos no Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício que traz em si a missão de contribuir para o desenvolvimento, capacitação e modernização dos serralheiros portugueses, ao mesmo tempo que procura criar condições de discussão e partilha de conhecimento, entre todos os agentes do sector. É um espaço de, e para, todos.

 

Mantenha-se a par! No LinkedIn, siga a hashtag #ExpertCenterEnvolventeTransparente

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal