Risco vence concurso para o “Hub do Mar” na Doca de Pedrouços em Lisboa

Categorias: Arquitetura

O Júri considerou que dos 13 trabalhos apresentados no concurso público de conceção para a elaboração do projeto de reabilitação do edifício “Hub do Mar” na Doca de Pedrouços em Lisboa, e conforme o Relatório Final, a proposta vencedora, do concorrente Risco, Projetistas e Consultores de Design, S. A. destaca-se pela “notável resolução das exigências formais e funcionais, oferecendo uma boa articulação entre os principais núcleos do programa e a valorização das características fundamentais do edifício existente”. O Júri reconheceu, ainda, que o projeto materializa uma “resposta consistente aos vários desafios colocados e que refletiu numa pontuação sólida nos diferentes critérios de avaliação”.
A proposta apresentada por Furo Circular, Lda, classificada em 2º lugar, destaca-se « pela singularidade da transformação da «rua interior» (nave 3) num pátio-jardim, que lhe confere uma acrescida qualidade ambiental”.
A proposta classificada em 3º lugar, do concorrente André Rodrigues Costa foi valorizada pela “boa escala e adequação do remate da fachada nascente, pontuada com um volume esbelto tipo «torre farol», que confere simbolismo e identidade ao conjunto. Este elemento edificado permite partilhar os conteúdos produzidos pela comunidade científica com o grande público, estabelecendo um eixo de comunicação entre o Hub do Mar e a sociedade civil”.
A proposta do concorrente JLCG Arquitetos, Lda, classificada em 4º lugar, resolve “o programa de modo equilibrado, garantindo uma articulação eficaz entre os vários núcleos funcionais”.
A proposta classificada em 5º lugar, do concorrente André Campos, Joana Mendes, Arquitetos, Lda, o Júri destaca “a coerência formal da solução dos espaços interiores e da manutenção do caráter industrial, numa cuidada seleção de materiais caracterizadores do ambiente pretendido”.
Os 13 trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto de reabilitação do edifício “Hub do Mar”, equipamento de investigação e serviços na Doca de Pedrouços em Lisboa, promovido pelo Município de Lisboa, com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:

1º classificado
Concorrente: Risco-Projectistas e Consultores de Design, S.A.
Coordenação: Tomás Salgado

2º classificado
Concorrente: Furo Circular
Coordenação: António Pedro Sousa Louro

3º classificado
Concorrente: André Rodrigues Costa + Martin Benzavidez
Coordenação: André Rodrigues Costa

4º classificado
Concorrente: Carrilho da Graça Arquitetos, LDA
Coordenação: João Luís Carrilho da Graça

5º classificado
Concorrente: André Campos . Joana Mendes – Arquitectos Lda
Coordenação: Fernando André de França e Campos

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE