Roca regressa à Fuorisalone com um pavilhão concebido por Benedetta Tagliabue — EMBT Architects

O pavilhão Nutura poderá ser visitado entre 17 e 26 de abril, no pátio da Universidade de Milão (Via Festa del Perdono 7, Milão), no âmbito da Fuorisalone 2023, integrado na exposição-evento INTERNI Design Re-Evolution.

Nutura. Reviver a natureza. Benedetta Tagliabue – EMBT Architects ©Marcela Grassi. Roca.

A Roca regressa ao prestigiado Salão do Móvel de Milão 2023 (Salone del Mobile), com Nutura, criado por Benedetta Tagliabue – EMBT Architects, inspirado na luz e nas texturas do Mediterrâneo. Nutura transporta os visitantes ao longo de uma viagem sinuosa e multissensorial entre paredes de madeira onduladas e cerâmica, onde pilares e persianas criam um jogo de luzes, sombras e texturas. O nome e a inspiração do pavilhão resultam da junção dos nomes das mais recentes coleções da Roca: Nu, concebida por Inma Bermúdez, e Tura, por Andreu Carulla.

Uma homenagem à natureza e à arquitetura de Barcelona do século XX, o pavilhão integra-se na perfeição no Cortile d’Onore da Universidade, rodeando e respeitando um imponente Gingko biloba.

“É possível desfrutar do pavilhão Nutura a partir do interior e do exterior. É um lugar de paz, de descanso, construído com elementos naturais que se vão descobrindo pouco a pouco. Quando se entra no pavilhão, é como se se entrasse num mundo junto ao mar e que está diretamente relacionado com a arquitetura mediterrânica de Coderch”, afirma Benedetta Tagliabue.

Tanto as formas orgânicas do pavilhão como a combinação de cores neutras, desde as tonalidades da madeira às gamas de azul, fazem recordar a terra e o mar. “Ecos do Mediterrânico”, explica Benedetta Tagliabue, “elementos da natureza com a qual os visitantes entram em contacto e interagem progressivamente”.

O pavimento de cerâmica apresenta desenhos alegóricos das coleções Nu e Tura. As peças de cerâmica, seguindo o design de Benedetta Tagliabue – EMBT Architects, foram produzidas pela Ceràmica Cumella, em colaboração com o IAAC (Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha), e unem tradição artesanal e tecnologia.

Além disso, à medida que o visitante caminha pelo espaço ou o contempla a partir de um ponto de vista diferente, este descobrirá um mar de letras flutuantes sobre o solo que revelam uma mensagem oculta. O caminho termina numa espécie de praça, na qual o visitante pode relaxar e desfrutar da vista sobre o belo claustro renascentista do Cortile d’Onore.

Os materiais naturais do pavilhão contrastam com uma criação digital dos artistas de 3D Julia Ippolito e Joe Mortell, com direção artística de Isern Serra. “Metaverso Mediterrânico: uma jornada onírica” transforma Nutura numa experiência imersiva e apresenta, em simultâneo, uma terceira coleção para espaços de banho, Ona, através de um mundo surrealista de imagens cativantes inspiradas na paisagem, nas cores e na luz do Mediterrâneo.

Para Marc Viardot, diretor corporativo de marketing e design do grupo Roca, “A Semana de Design de Milão é o cenário internacional para apresentar o que significa verdadeiramente uma marca. Cada apresentação é uma fotografia que dá vida à marca com toda a história e todas as camadas intangíveis que estão subjacentes. A colaboração com Benedetta Tagliabue representa o ADN da Roca de uma forma intrigante e misteriosa, e converte-se numa parte dele a partir desse mesmo momento.”

Em sintonia com o lema Re-Evolution (re-evolução) e de acordo com a filosofia de sustentabilidade da Roca, todos os materiais que compõem o pavilhão serão desmontados, recuperados e utilizados noutros projetos.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»