Santa Maria da Feira avança com a reabilitação do Mercado Fernando Távora

Categorias: Arquitetura

A Câmara Municipal Santa Maria da Feira aprovou por maioria a proposta de adjudicação da “Reabilitação do Mercado Fernando Távora” à sociedade “Nortejuvil, Sociedade e Construções, S.A.”, pelo valor de cerca de 1 milhão de euros.

O edifício do Mercado Municipal, situado numa zona central da cidade e classificado como Monumento de Interesse Público, foi uma das primeiras obras da autoria do arquiteto Fernando Távora, 1953/1957, que contou igualmente com a participação do Arquiteto Álvaro Siza que concebeu os mosaicos que decoram o edifício. O projeto de reabilitação do Mercado Municipal tem a assinatura do arquiteto, Bernardo Távora.

Com um prazo de execução de 180 dias, a intervenção prevê a reabilitação do edifício e dos seus espaços exteriores, reinterpretando e redesenhando o projeto inicial, adaptando-o a novas funções, a alguns novos materiais de construção e aos regulamentos entretanto criados. A forma como a organização do espaço, com as diversas bancas e lojas, se organiza em torno de um largo com fonte, ao mesmo tempo que cria uma frente urbana de lojas voltadas à rua, confere ao edifício um equilíbrio que explora e permite a valorização local.

 

© CMFeira

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?