São Gonçalo de Amarante reabre depois de obras apoiadas pelo NORTE 2020

A Igreja e Claustro do Convento de São Gonçalo de Amarante reabrem na próxima segunda-feira, 10 de janeiro (Dia de São Gonçalo), depois de um período de 16 meses de obras apoiadas pelo NORTE 2020.

O Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, estará presente na inauguração do resultado das obras, que incluíram a reabilitação, conservação e restauro das coberturas, pisos, paredes e vãos do edifício, assim como do recheio artístico: retábulos, esculturas, pinturas murais e painéis azulejares.

Recorde-se que a candidatura para a Conservação e Valorização da Igreja e Claustro de São Gonçalo, liderada pela Paróquia de Amarante, foi aprovada no final de 2019 e contou com financiamento do NORTE 2020 – Programa Operacional Norte, gerido pela CCDR-NORTE. A empreitada significou um investimento total de mais de dois milhões de Euros (2.193.175,01), dos quais mais de 800 mil (819.425,20 Euros) resultam do apoio do NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O projeto contou ainda com o apoio da Direção Geral do Tesouro e Finanças, proprietário do edifício, do Município de Amarante e da Direção Regional de Cultura do Norte, no acompanhamento, elaboração de projeto e na execução da obra. O restauro contou também com o apoio de entidades privadas, como a Fundação Manuel António da Mota, e da comunidade Amarantina.

De incalculável valor histórico, arquitetónico, artístico e turístico para o Norte, sobretudo para a sub-região do Tâmega e Sousa, a Igreja e Claustro de São Gonçalo apresentavam condições de conservação dramáticas, exigindo uma urgente intervenção de requalificação e valorização. Desde a sua construção, no século XVI, nunca se realizou uma intervenção global no edifício, apenas acrescentos e pequenas obras de reparação.

Este monumento nacional, e símbolo do turismo religioso português, recebia anualmente (até ao encerramento para obras) cerca de 60 mil visitantes, sendo um dos momentos mais visitados do Tâmega e Sousa.

© Fotos Município de Amarante

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE