Sara Maduro vence concurso para o miradouro e área envolvente de Barrancos

Categorias: Arquitetura

O júri considerou que, dos 10 trabalhos apresentados no concurso, e conforme o Relatório Final, a proposta vencedora, da concorrente Sara Maduro, porque tem como foco principal a relação da vila de Barrancos com o seu território. em particular
a relação que o lado Este da vila estabelece com Espanha, sublinhando um diálogo identitário ancestral.
Esta leitura ganha expressão na forma como e desenhado e pensado e espaço de miradouro, como um espaço de transição entre a vila rochosa que se ergue entre barrancos e a amplitude da sua paisagem montanhosa envolvente.

A proposta parte de uma requalificação arquitetónica e paisagista de grande simplicidade e clareza. na organização que faz do espaço, entre o Largo e o Jardim do Miradouro e entre o anfiteatro e praça do Miradouro. Dois momentos que estruturam e dão forma e extensão ao miradouro. Um primeiro lugar de miradouro mais intimista. com uma forte identidade formal. um jardim em forma de terreiro coberto por um agrupamento ritmado de árvores, criando um espaço de sombra e de estadia que acolhe as
principais atividades quotidianas das crianças e dos homens e mulheres da vila e que garante igualmente uma enorme polivalência para acolher uma multiplicidade de eventos de pequena escala. E um segundo lugar de miradouro, mais amplo e aberto. em continuidade com o jardim. mas com mais capacidade para acolher eventos de maior escala e estabelecer a articulação com o núcleo histórico da vila através do Beco do Miradouro. Por sua vez a criação de um acesso complementar em escada, consolidando a escarpa rochosa, vem também reforçar o seu caráter de lugar-miradouro.

O desenho dos pavimentos. dos muros e dos bancos, também expressam uma equilibrada utilização dos materiais locais em articulação com novas materialidades – o xisto de Barrancos como material reutilizado e o granito e o saibro como novos materiais.

As questões que se sugere poderem ainda serem mais exploradas e consolidadas serão talvez a necessidade mais efetiva da presença da água. assim como um maior reforço do sistema vegetal e arbóreo. E também uma maior clareza na gestão da organização do estacionamento ao longo da rua 1” de Dezembro e na zona sul.

 

Os 10 trabalhos apresentados no âmbito do Concurso de conceção simplificado para a elaboração do projeto de intervenção no miradouro e área envolvente em Barrancos, promovido pelo Município de Barrancos, com assessoria técnica da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:
1º classificado
Concorrente: Sara Maduro Unip. Lda
Coordenação: Sara Maduro
2º classificado
Concorrente: Filipa A. dos Santos Moreira
Coordenação: Filipa A. dos Santos Moreira
3º classificado
Concorrente: Bossa Arquitetos
Coordenação: João F. Bossa Garcia Cordeiro
4º classificado – Menção Honrosa
Concorrente: Atelier BAUM
Coordenação: Miguel Magalhães
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE