Seis ateliers portugueses foram seleccionados para participar na segunda edição da Bienal de Arquitectura de Chicago, nos Estados Unidos, que se realiza de 16 de Setembro deste ano a 7 de Janeiro de 2018.
Entre os 104 convidados a participar na bienal estão os ateliers Aires Mateus, Bak Gordon Arquitectos e Barbas Lopes, de Lisboa; Fala Atelier e Nuno Brandão Costa, do Porto; e Sami Arquitectos, de Setúbal, de acordo com o site do evento.
A segunda edição da bienal tem direcção artística de Sharon Johnston e Mark Lee, fundadores do atelier Johnston Marklee, em Los Angeles, e receberá participantes da China, Itália, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Chile, Argentina, Colômbia, Suíça, Áustria, entre outros países.
Make New History é o tema geral da bienal, que explorará “os eixos entre história e modernidade, e entre arquitectura e arte”. O objectivo da organização é, através da “lente” da arquitectura, examinar a relação entre o design e a origem histórica dos materiais.
“No reino da prática da construção – desde os edifícios de raiz ao restauro e conservação –, serão explorados os contextos que o arquitecto encontra no local, respondendo a regulamentos legais, convenções sociais e outras marcas ali deixadas”, sublinha a organização.
A 1.ª edição da Bienal de Arquitectura de Chicago decorreu em 2015.
Fonte: Público