
Já estão selecionados os Jovens Bolseiros vencedores do Programa Millennium de Bolsas de Investigação “Cidade e Arquitetura”, um projeto da Fundação da Juventude, em parceria com a Ordem dos Arquitectos e com o apoio da Fundação Millennium BCP que visa apoiar o desenvolvimento de trabalhos inéditos de investigação que permitam um conhecimento aprofundado sobre o modo como o património arquitetónico do século XX marcou ou “fez cidade” em Portugal.
É um Programa de Bolsas de Investigação com a duração de 3 meses, lançado a nível nacional, constituindo um apoio aos jovens arquitetos para incentivo à investigação e estudo do património arquitetónico dos Municípios participantes em cada edição. Este ano contamos com as cidades de: Cascais, Funchal, Mafra, Maia, Matosinhos, Porto, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia.
Foram recebidas diversas candidaturas e o programa contempla uma bolsa por município, contudo, devido à qualidade das propostas recebidas, a Maia e Vila Nova de Gaia atribuíram uma bolsa adicional, viabilizando a realização de 10 projetos de investigação sobre património arquitetónico das cidades.
O Júri Científico composto pelo Prof. Dr. Álvaro Domingues, Geógrafo e Professor e Investigador na FAUP, pela Arqtª Filipa Serpa, Representante do Conselho Diretivo Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos e pela Arqtª Marta Oliveira, Representante do Conselho Diretivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, realizou a primeira reunião pelo que estão já em curso os trabalhos de investigação. O júri acompanha os jovens bolseiros até à conclusão do trabalho, prevista para fim de Dezembro, havendo depois uma exposição itinerante pelos 8 municípios.
O programa atribui uma Bolsas de Investigação no valor de €2.250,00 por projeto, e está orientado para Jovens Arquitetos até aos 35 anos de idade, residentes em Portugal, oriundos de todos os estabelecimentos de ensino superior e inscritos na Ordem dos Arquitectos.
Esta é a 3ª edição de mais um programa com enorme relevância científica e cultural organizado pela Fundação da Juventude, em parceria com a Ordem dos Arquitectos, com o apoio da Fundação Millennium BCP, e com a colaboração das Autarquias que através deste projeto conjunto contribuem para a preservação do património cultural nacional.
Para mais informações Site Fundação da Juventude – Programa das Bolsas