SERRALVES RECEBE A BIENAL DE SÃO PAULO

SERRALVES RECEBE A BIENAL DE SÃO PAULO

 

A Fundação Bienal de São Paulo e a Fundação de Serralves assinaram um acordo de parceria que estabelece a primeira experiência internacional do Programa de Itinerâncias da Bienal de São Paulo, no Brasil. Ao longo de três meses no outono de 2015, um conjunto de obras da 31ª Bienal de São Paulo estará em exposição no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

 

""

 

O objectivo desta parceria inédita é apresentar as grandes matrizes conceptuais daquela Bienal brasileira ao público europeu. A exposição apresentada em Serralves será fruto de uma reflexão conjunta dos curadores da 31ª edição da Bienal – Charles Esche, Pablo Lafuente, Galit Eilat, Oren Sagiv e Nuria Enguita – e da equipa do Museu de Serralves. O acordo foi assinado entre o presidente da Fundação Bienal, Luis Terepins, e a diretora do Museu de Serralves, Suzanne Cotter.

 

De 6 de Setembro a 7 de Dezembro de 2014 realiza-se em São Paulo a 31ª edição da Bienal, desta vez com o mote “Coisas que não existem”. O título fundamenta-se na ideia de que os projectos artísticos podem desencadear actos de imaginação e transformação mental capazes, por sua vez, de provocar alterações no curso dos acontecimentos. A Bienal de São Paulo pretende ser vivida como uma jornada pelo edifício, pelo Brasil e pelo mundo. O foco da Bienal será a contemporaneidade, uma pesquisa acerca de como projectos de arte podem activar histórias, indivíduos e comunidades.

 

Arte, arquitectura e natureza

Assim como o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no parque Ibirapuera, onde se realiza a Bienal, a Fundação de Serralves estabelece também um diálogo particular entre arte, arquitectura e natureza. Com espaços amplos e localizados em parques, os dois edifícios foram projectados por nomes fundamentais da arquitectura do século XX: Oscar Niemeyer e Álvaro Siza. A afinidade estabelece-se ainda pelo compromisso fundamental da Fundação Bienal de São Paulo e da Fundação de Serralves com a produção artística contemporânea.

noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE