Site Specific Arquitectura vencem concurso para a Escola Básica e Jardim de Infância n.º 195 de Lisboa

Categorias: Arquitetura

O Júri considerou que, dos 13 trabalhos apresentados no concurso, e conforme o Relatório Final de Júri, a proposta vencedora, apresentada por Site Specific Arquitectura, Lda distingue-se pela “sua coerência formal e funcional do conjunto das propostas, revelando uma consistência na resposta aos conteúdos programáticos, no modo como organiza as áreas funcionais da escola”. O Júri refere ainda que a “proposta assenta no desenho de dois corpos regulares em betão, correspondentes às áreas complementares de apoio e de carácter administrativo e ao Ginásio, que delimitam uma extensa cobertura que pousa sobre os núcleos de ensino, que se constitui como elemento agregador do conjunto edificado, proporcionando uma diversidade de espaços, quer interiores, quer exteriores, bem como uma grande permeabilidade visual e espacial”.

O trabalho do concorrente SPMR, Arquitectos, Lda, classificado em 2º lugar, destaca-se pela “implantação e ocupação da parcela, sendo esta traduzida na relação entre a área construída e não construída e na manutenção de grande parte da massa arbórea, assinalando-se também a contenção da escala e volumetria do edifício, decorrente do modo como tira partido da topografia do terreno”.

O trabalho classificado em 3º lugar, de ATA Atelier, Lda. + Abílio Silva, evidencia-se pela “natureza do conceito geral demonstra qualidade e cuidado na implantação, quer no contacto que estabelece com a rua, quer na forma como entende a preservação de algumas espécies arbóreas. Esta abordagem, em função do espaço exterior, resulta num jogo de volumes claro do ponto de vista programático, conferindo uma qualidade individual aos diversos espaços da escola. A proposta valoriza a relação com a topografia, tanto no modo como estabelece os diversos níveis interiores e exteriores e a relação entre estes, bem como no modo como se articulam os diversos edifícios que integram o conjunto”.

Os 13 trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto de reabilitação e ampliação da Escola Básica e Jardim de Infância n.º 195 de Lisboa, na Freguesia de Marvila, promovido pela Lisboa Ocidental, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana E. M., S. A., com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:

1º classificado
Concorrente: Site Specific Arquitectura, Lda
Coordenação: Patrícia Marques

2º classificado
Concorrente: SPMR, Arquitectos, Lda.
Coordenação: Sara Garcia Pelicano da Cunha

3º classificado
Concorrente: ATA Atelier, Lda. + Abílio Silva
Coordenação: Tiago Antero de Sousa e Silva

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE