SIZA homenageado em Exposição que inaugura dia 27 no Porto

Categorias: Arquitetura

Exposição Singular chega a Portugal para homenagear e celebrar os 90 anos de Álvaro Siza.

 Após circular por cidades brasileiras, mostra da Dell Anno em homenagem ao arquiteto português e ao seu projeto da Fundação Iberê Camargo finaliza na cidade do Porto

Iniciativa da marca brasileira de móveis à medida Dell Anno, a Exposição Singular chega ao seu último destino, a cidade do Porto, onde vive o homenageado Álvaro Siza, em parceria com o Grupo Cosentino, empresa espanhola de superfícies para arquitetura e design. A mostra itinerante homenageia o trabalho do arquiteto português, que completa 90 anos este mês, trazendo fotos da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, a sua única obra no Brasil. As imagens da mostra foram produzidas exclusivamente para a Dell Anno, e frases de Siza complementam a experiência sensorial. Foi justamente em Porto Alegre que começou a jornada “de Porto a Porto” da Exposição Singular, que  encerra agora, após passar por outras cidades brasileiras com presença da marca.

A vernissage para convidados ocorrerá a 27 de junho, dois dias após o aniversário de Siza, na Dell Anno Porto (R. João de Barros 86, Porto, Portugal). É esperada a presença do arquiteto, que receberá de presente, das mãos do embaixador da Dell Anno, Edson Busin, o livro de presença da exposição, em que os visitantes das diversas localidades deixaram a sua mensagem ao homenageado. A mostra será aberta ao público no dia seguinte, no mesmo local, e ficará em cartaz até ao fim de julho.

Indo além na homenagem, a Dell Anno traduziu em produto essa referência, apresentando a coleção Mimesis, que incorpora a superfície Dekton® desenvolvida pelo Grupo Cosentino. Évora Mimesis, de tonalidade branca, e Porto Mimesis, de tonalidade cinza, são as superfícies apresentadas pela campanha Singular, onde a pedra torna-se solução para o mobiliário. Os produtos estão conectados com a assinatura mais característica do trabalho de Álvaro Siza, que explora amplamente o uso desse material na conexão da arquitetura com a natureza.

Campanha Singular

A campanha Singular da Dell Anno estabeleceu um paralelo com a obra sublime de Siza, ao mesmo tempo em que homenageia o seu legado de simplicidade e sofisticação, que lhe rendeu reconhecimento a nível mundial e o tornou uma grande influência arquitetónica da atualidade. Referência internacional em arquitetura contemporânea, o prédio da Fundação Iberê está sob a base de uma escarpa que abriga resquícios de Mata Atlântica originária, e possui obras do artista que dá nome à instituição. A pedra fundamental contém um pincel mergulhado em cimento, que simbolicamente sustenta a obra de Siza, instrumento do qual Iberê expressou a sua arte. A Exposição Singular traz um pouco das linhas retas, curvas simétricas/assimétricas e encaixes projetados sobre estrutura de concreto branco, uma mistura adquirida com pedras.

As imagens da mostra traduzem um pouco do interesse de Siza pela escultura, marca registrada nos seus projetos, que assumem essa qualidade nas formas e na luz que projeta e molda. Nesse diálogo se estabelece a sintonia da Dell Anno com os valores do trabalho do arquiteto, bem como no uso recorrente de pedras, que conecta com a própria região de origem da marca, em Bento Gonçalves (RS/Brasil), onde o solo de pedra basáltica é abundante e amplamente utilizado na arquitetura.

 

Foto Álvaro Siza © Dell Ano

LINKS
VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE