
O arquiteto português Álvaro Siza Vieira inaugura quinta-feira, em Paris, as mostras de “desenhos de arquitectura e desenho figurativo”, na Galerie de Thorigny, e sobre topografia, na Galerie d’Architecture, 20 anos após a última retrospectiva no Centro Pompidou.
“Metade dos desenhos apresentados têm a ver com a concepção arquitectónica, são esboços de trabalho, e a outra metade é livre”, disse à Lusa Siza Vieira, à margem da conferência sobre o Museu de Serralves, realizada hoje, na delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian, na capital francesa.
O arquiteto confidenciou que os desenhos livres são “uma espécie de libertação do trabalho de arquitetura, que é muito condicionado”.
Siza acrescentou que o desenho para arquitetura é “interessante” pela sua complexidade, “mas é feito sobre muitos condicionamentos e, às vezes, cansa”, adiantou o premiado arquiteto português.
“E quando cansa liberta-se a mão e a mente, e então saem desenhos que não têm a ver com arquitetura, pelo menos diretamente”, desenhos de “figuras, personagens, retratos eventualmente”, desenhos que vão estar patentes na Galerie de Thorigny, até 31 de dezembro.
Em França, Álvaro Siza Vieira participou na reconstrução do Mosteiro de Thoronet, que contou também com o trabalho do português Eduardo Souto de Moura, e desenhou a restruturação do centro da cidade de Montreuil, periférica a Paris.
O arquiteto apresentou ainda a concurso um projeto para a Biblioteca Nacional francesa, não tendo sido escolhido.
Neste momento Siza Vieira garante trabalhar mais fora de Portugal, devido à “situação económica” do país. Destaca, no entanto, o projeto para um centro para jovens adultos autistas, em Azeitão.
“É um projeto de significado grande, [porque é destinado] a pessoas que precisam de apoio muito efetivo de reintegração. É o projeto mais interessante e importante que estou a fazer”, concluiu.
Nesta visita a França, o arquiteto Álvaro Siza Vieira esteve, no sábado passado, na bienal de arquitetura e urbanismo de Caen, onde Portugal foi convidado de honra.
Na terça-feira, Siza Vieira esteve no Pavilhão Arsenal, em Paris, numa conferência sobre o seu trabalho no Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Brasil, antecipando a conferência de hoje, na delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian, sobre o seu trabalho no Museu Serralves, no Porto.
Na quinta-feira, Siza Vieira inaugura a exposição na Galerie de Thorigny, que estará aberta ao público até ao próximo dia 31 de dezembro.
Desenho de Siza Vieira
Casa em Peso, Sintra | Desenho Siza Vieira
Casa de Chá, Leça | Desenho Siza Vieira