Siza Vieira galardoado com Prémio Gabarrón Cristóbal de Artes Plásticas 2010

Categorias: Arquitetura

 

O arquiteto português Álvaro Siza Vieira foi galardoado, esta segunda-feira, com o Prémio Internacional de Artes Plásticas 2010 da Fundação Cristóbal Gabarrón que quis distinguir «o magistério, a relevância internacional e a inspiração poética» da sua obra.

 

O júri do prémio destaca a defesa que Siza faz de uma arquitetura «transparente e respeitosa com o ambiente onde se enquadra», elogiando a sua capacidade de desenvolver uma «poética comovedora dos edifícios, a partir do trabalho com espaços e luz».

 

Prova disso, destaca, são o edifício da Universidade do País Basco, que estará terminado este ano, ou o Centro Meteorológico da Aldeia Olímpica de Barcelona (1992), o Centro Galego de Arte Contemporânea em Santiago de Compostela (1993), o edifício da Reitoria da Universidade de Alicante (1997) e o da Fundação Serralves (1999).

Ao prémio, que alcança este ano a nona edição, concorreram 31 candidaturas de vários países.

 

É o primeiro dos nove galardões atribuídos anualmente pela Fundação que inclui ainda Artes Cénicas, Ciência e Investigação, Desporto, Economia, Letras, Pensamento e Humanidades, Restauração e Conservação e Trajectória Humana.

 

Em edições anteriores o galardão foi atribuído a nomes como James Rosenquist (2002), Peter Eisenman (2003), Sir Anthony Caro (2004), Richard Serra (2005), Yoko Ono (2006), Markus Lüpertz (2007), Martín Chirino (2008) e Jan Fabre (2009).

 

fonte: iol.pt

 

Imagens:

Centro Meteorológico da Aldeia Olímpica de Barcelona (1992),

Centro Galego de Arte Contemporânea em Santiago de Compostela (1993)

Reitoria da Universidade de Alicante (1997)

Fundação Serralves (1999)

 

 

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?