spaceworkers vence prémio no prestigiado MUSE Design Awards 2020

Categorias: Arquitetura

O projeto do atelier de arquitetura de Paredes spaceworkers acaba de ser distinguido pelo prestigiado prémio internacional de arquitetura MUSE Design Awards 2020, com o projeto do Centro de Interpretação do Românico em Lousada na categoria Arquitetura Cultural.

O atelier dos sócios Rui Dinis e Henrique Marques conquistou o prémio Ouro na categoria, distinção máxima atribuída pelos MUSE Design Awards avaliados por um júri composto por mais de 13 profissionais da área de 8 nacionalidades distintas.

O projeto localizado na Vila de Lousada, inspira-se nos conceitos geradores da arquitetura do Românico em Portugal, o edifício é um elemento de transição entre os dias de hoje e o longínquo passado do Românico. De forma austera, a volumetria proposta encerra em si os princípios da unidade dentro da diversidade surgindo sobre a forma de diversos volumes com diferentes dimensões e alturas demonstrando a diversidade de edifícios que o Românico nos deixou. Na relação que estes volumes estabelecem uns com outros é explorada a ideia de rua rural enquanto elemento aglutinador e gerador de vivências. Desta forma todos os volumes surgem interligados por um corpo central que precede a entrada em cada um deles como se de um claustro se trata-se.

Internamente os espaços refletem um pouco da monumentalidade e nos remetam para o interior dos edifícios românicos não só pela sua escala mas também pelas suas formas. Para tal cada um dos volumes reinterpreta um dos tipos de cobertura utilizados nessa arquitetura.

Os jovens arquitetos do atelier spaceworkers constantemente tem conquistado galardões internacionais, sendo distinguidos duas vezes pelo Building of the Year do portal de arquitetura mais visitado do mundo ArchDaily, o Prémio principal do A+ e também uma Menção Especial do portal norteamericano Architizer, primeiro prémio no Iconic Awards, entre outros. Recentemente, o projeto do Centro de Interpretação do Românico recebeu o segundo lugar no Prémio Obra do Ano do ArchDaily Brasil 2020, sendo o único atelier de Portugal a ser premiado.

 

Fotografias © Fernando Guerra | FG+SG

Vídeo © Building Pictures

LINKS
VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!