TECNOPLANO assume gestão e assessoria técnica da construção da nova sede da Câmara Municipal de Oeiras

Categorias: Arquitetura

Oeiras vai receber um novo edifício sede da autarquia, central e emblemático, que pretende melhorar a vida do município. A obra já arrancou, com o lançamento da 1ª pedra na última segunda-feira, dia 7 de junho, e a TECNOPLANO, empresa portuguesa de consultoria e gestão de projetos de engenharia, é a responsável pela gestão da construção durante a fase da Empreitada, pelo reporte periódico de progresso ao cliente (Câmara Municipal de Oeiras), e ainda pelo controlo e monitorização da programação de tempo, recursos e custos, daquele que será o futuro Fórum Municipal.

Um investimento para a construção de cerca de 45 milhões de euros, este novo Fórum, que funcionará como novo edifício sede da autarquia de Oeiras, terá uma dimensão total de aproximadamente 45.500 metros quadrados, estando o início da sua execução prevista para março de 2021. O novo edifício pretende constituir-se como paradigma de um edifício central e emblemático das eminentes preocupações sociais, ambientais e também económicas do Município de Oeiras. A torre de 15 pisos será subdividida em dois volumes distintos, dispostos na vertical: um corpo inferior com quatro pisos, de acesso público e contendo as funções de atendimento e de representação municipal; e um volume superior com os restantes onze pisos, de acesso condicionado, destinados aos serviços e Executivo camarário. De referir que o edifício dispõe de três pisos inferiores para estacionamento automóvel, com 741 lugares de estacionamento.

O novo Fórum – que permitirá melhorias consideráveis nas condições de atendimento ao público e funcionamento dos serviços, bem como uma redução dos seus custos operacionais – vai incorporar todos os serviços municipais e envolverá, no total, cerca de 800 postos de trabalho fixos para funcionários e colaboradores municipais, bem como diversos equipamentos centrais de apoio, como refeitório e cozinha. A relocalização de profissionais e serviços vem permitir desocupar edifícios centrais do município, dos quais fazem parte o Complexo do Palácio do Marquês de Pombal e o Edifício Atrium.

 

De acordo com Bernardo Matos de Pinho, presidente do conselho de administração da TECNOPLANO, “este será um marco de inovação e progresso, que vem garantir uma nova vida e centralidade ao município de Oeiras, minimizando algumas das suas barreiras estruturais, principalmente ao nível de tráfego urbano e sistemas locais de transportes públicos. Ao assumirmos a gestão e coordenação de um Projeto como este, recorrendo ao formato BIM (Building Information Modeling), reiteramos o nosso compromisso na contribuição para um sector da construção mais moderno e virado para a Indústria 4.0, e consequentemente garantindo a melhor qualidade e eficiência ao longo da sua construção. Com este novo equipamento contamos contribuir para aumentar a notoriedade e atratividade desta zona urbana.”

 

E acrescenta: “ao longo deste processo, cuja conclusão está prevista para a primavera de 2023, vai ser possível contar com o apoio e know-how de uma empresa que conta já com mais de 1.100 contratos que correspondem a cerca de 28 mil milhões de Euros em empreitadas sob gestão.”

 

O projeto, desenhado pela Sua Kay Arquitectos e cuja construção será realizada em consórcio pela Acciona-Tecnovia, vai ainda contemplar espaços exteriores integrados com a envolvente, em particular com o Parque dos Poetas, importante espaço lúdico do concelho.

 

 

Sobre a TECNOPLANO

A TECNOPLANO é um Grupo Internacional de capital totalmente português que atua nas áreas de Consultadoria Multidisciplinar de Engenharias, Arquitetura, Urbanismo, Ambiente e Gestão.  Desde 1966, participa ativamente em mais de 1100 Projetos e Empreendimentos, acrescentando valor com serviços de excelência para Governos, Organismos Internacionais, Empresas do Sector Público e Privado, em três continentes – Europa, África e América do Sul.

 

Imagens © Sua Kay Arquitectos

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?