Terminal Intermodal de Campanhã vai fazer nascer 4,6 hectares de área verde

Categorias: Arquitetura

A zona oriental vai ter a maior cobertura verde da cidade com a construção do TIC – Terminal Intermodal de Campanhã, que fará ali nascer uma área ajardinada com o total de 4,6 hectares. O projeto de autoria do arquiteto portuense Nuno Brandão Costa, era prometido à cidade há década e meia, mas nunca avançara. Começou finalmente a ser construído há três semanas.

O TIC é um projeto revolucionário para os transportes e a mobilidade no Porto, além de um grande empreendimento de arquitetura e engenharia com os seus 24 mil metros quadrados de área bruta total de construção. Mas é também revolucionário no campo da sustentabilidade ambiental, já que vai tornar-se no maior polo de absorção de carbono na cidade: entre a sua cobertura totalmente verde e a área circundante igualmente ajardinada, vão ser 46 mil metros quadrados de superfície verde.

Além disso, este não é apenas mais um projeto pois as obras já começaram no passado dia 23, dando assim um importante passo para concretizar o que foi uma aposta assumida pelo Executivo de Rui Moreira: a construção do Terminal Intermodal de Campanhã, que vinha sendo sucessivamente prometida à cidade desde 2003.

Mas as preocupações ambientais e de cuidados com o Planeta e a qualidade de vida na cidade do Porto não se ficam por aí, e vários aspetos são igualmente tidos em conta na construção do TIC. Refira-se, a título de exemplo, que este complexo vai ser erigido com respeito integral pela norma internacional LEED (do inglês: Leadership in Energy and Environmental Design; em português: Liderança em Energia e Design Ambiental).

Trata-se de uma certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela organização não governamental United States Green Building Council (USGBC), com o intuito de promover e estimular práticas de construção sustentáveis, satisfazendo critérios para uma construção verde. Prevê categorias como Localização e Transporte, Lotes Sustentáveis, Eficiência da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Interna dos Ambientes e Inovação e Prioridades Regionais.

LINKS
VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas  

MOON

A única placa de comando em cerâmica.