Trabalho de quatro anos em exposição Virtual

Categorias: Arquitetura

Trabalho de quatro anos em exposição Virtual – Ex​pe​ri​ên​cia in​te​ra​ti​va dá a co​nhe​cer o tra​ba​lho do úl​ti​mo man​dato, na mobilida​de e ur​ba​nis​mo, que lan​ça as “ba​ses pa​ra a pró​xi​ma dé​ca​da”.

Há três anos, o Sa​lão No​bre do Te​a​tro Mu​ni​ci​pal Bal​ta​zar Di​as era o pal​co es​co​lhi​do pa​ra a pri​mei​ra ex​po​si​ção de apre​sen​ta​ção do Pla​no Di​re​tor Mu​ni​ci​pal (PDM) do Fun​chal. Ago​ra, o mes​mo es​pa​ço é re​cri​a​do vir​tu​al​men​te, ser​vin​do de fun​do pa​ra uma expo​si​ção in​te​ra​ti​va que pretende dar a mos​trar o tra​ba​lho de​sen​vol​vi​do e os re​sul​ta​dos al​can​ça​dos pe​lo De​par​ta​men​to do Ordena​men​to do Ter​ri​tó​rio (DOT) no úl​ti​mo man​da​to na Câ​ma​ra Mu​ni​ci​pal do Fun​chal (CMF).

“Nos úl​ti​mos qua​tro anos pro​du​ziu-se mui​to tra​ba​lho no De​par​ta​men​to de Or​de​na​men​- to do Ter​ri​tó​rio”, ex​pli​ca ao JM o ve​re​a​dor Bru​no Mar​tins, com os pe​lou​ros da Re​a​bi​li​ta​ção Ur​ba​na, do Trân​si​to e da Mo​bi​li​da​de Ur​ba​na, que re​al​ça o PDM e ain​da o Pla​no de Ação de Mo​bi​li​da​de Ur​ba​na Sus​ten​tá​vel (PAMUS). “Pas​sa​dos dois ou três anos so​bre al​guns des​tes pla​nos, in​te​res​sa tam​bém per​ce​ber os re​sul​ta​dos, e es​ta ex​po​si​ção vem tra​zer tra​ba​lhos das di​fe​ren​tes di​vi​sões do DOT. É uma ma​nei​ra de po​der​mos pres​tar con​tas aos fun​cha​len​ses so​bre o tra​ba​lho que foi re​a​li​za​do.”

Fa​ce às res​tri​ções im​pos​tas pe​la pan​de​mia, a ex​po​si​ção foi re​de​se​nha​da de for​ma virtual, man​ten​do um es​pa​ço de con​fe​rên​ci​as a in​di​vi​du​a​li​da​des con​vi​da​das que se têm vin​do a des​ta​car nas ma​té​ri​as do planeamento ur​ba​no, da mo​bi​li​da​de ur​ba​na, da reabi​li​ta​ção ur​ba​na e aces​si​bi​li​da​des, e cu​jo pro​gra​ma se jun​ta em ane​xo con​jun​ta​men​te com as respetivas no​tas bi​o​grá​fi​cas.

A ex​po​si​ção, aces​sí​vel  atra​vés do si​te www.fun​cha​lur​ban​con​fe​ren​ce.pt é acom​pa​nha​da por ima​gens e ví​de​os dos trabalhos já efe​tu​a​dos no DOT des​de a apro​va​ção do PDM e do PAMUS.

Mos​tran​do-se or​gu​lho​so pe​lo tra​ba​lho de​sen​vol​vi​do e pe​la pró​pria ex​po​si​ção que o de​- mons​tra, Bru​no Mar​tins su​bli​nha alguns dos da​dos que po​dem ser con​sul​ta​dos, co​mo aque​les que ates​tam que au​men​tou a área de cons​tru​ção au​to​ri​za​da no úl​timo ano, “com me​ta​de da equi​pa em ca​sa”, ao mes​mo tem​po que di​mi​nuiu a área de in​ci​dên​cia. Quer is​to di​zer, es​cla​re​ce o vere​a​dor, que hou​ve mais li​cen​ci​a​men​tos, mas em áre​as já exis​- ten​tes, ou se​ja, no âm​bi​to da re​a​bi​li​ta​ção ur​ba​na.

“Sig​ni​fi​ca que hou​ve, de fac​to, um gran​de nú​me​ro de pro​je​tos no âm​bi​to da re​a​bi​li​ta​ção que fo​ram en​tre​gues e as po​lí​ti​cas de apoio à re​a​bi​li​ta​ção têm fun​ci​o​na​do em ple​no, co​- mo se no​ta, aliás, no Fun​chal com a gran​de quan​ti​da​de de edi​fí​ci​os li​cen​ci​a​dos”, re​fe​re. Pa​ra Bru​no Mar​tins, ou​tro dos re​sul​ta​dos des​tes anos são os re​co​nhe​ci​men​tos na​ci​o​nais e in​ter​na​ci​o​nais.

“Ain​da re​cen​te​men​te ga​nhá​mos a Ban​dei​ra de Ci​da​des e Vi​las de Ex​ce​lên​cia, mas mais im​por​tan​te ain​da é que so​mos a Ci​da​de Eu​ro​peia do Ano em Mo​bi​li​da​de”, dis​se o ve​re​a​- dor. “Is​to é um re​sul​ta​do já mui​to pal​pá​vel, é um re​co​nhe​ci​men​to da União Euro​peia. Es​to​col​mo ti​nha si​do dis​tin​gui​da em 2019, e nós fo​mos em 2020, e por​tan​to te​mos tam​- bém es​sa res​pon​sa​bi​li​da​de acres​ci​da.”

 

© Jornal Madeira · Por Mar​co Mi​lho mmi​lho@jm-madeira.pt

Fotografia © Joana Sousa

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?