Traçado Regulador assina moradia térrea em Mangualde

Categorias: Arquitetura

A Traçado Regulador assina moradia térrea em Mangualde, uma casa de luxo que tem a particularidade de ser um conjunto de duas casas. Cada casa possui 3 suites, sendo que a maior possui uma master suite, um escritório e uma sala com cerca de 100 m2. Uma moradia térrea inserida num terreno com 3.700 m2 e com 525 m2 de área total de construção.

A Traçado Regulador, gabinete português dedicado ao desenvolvimento de projetos e à consultoria em arquitetura e engenharia, projeta uma moradia térrea em Viseu, que se pauta pela particularidade de poder ser utilizada como uma única casa ou como duas habitações autónomas.

Pensada para um único piso e inserida num terreno com 3.700 m2  e com 525 m2 de área bruta de construção, esta moradia, em linha da produção da Traçado Regulador e com as características que lhe são inerentes, destaca-se pelos seus vãos envidraçados até ao teto, que permitem ler uma continuidade entre interior e exterior; forte relação percetiva com o exterior a partir do interior, explorando fugas percetivas em cada percurso; forma variada que cria intriga espacial levando à perceção de novas relações espaciais; integração na envolvente, utilizando sombras, transparências e reflexos; e materiais em harmonia com a envolvente natural e construída.

“Esta moradia nasce da vontade do cliente de conjugar as esferas de privacidade com a necessidade de assistência a familiares próximos e não totalmente autónomos. Acede-se separadamente a cada casa, através de entradas distintas, sendo que podem, em qualquer altura, tornar-se numa única, bastando, para isso, abrir uma porta de correr, sem que fique percetível qualquer divisão (continuidade absoluta). Na casa ambunda a luz natural, como é característica dos nossos projetos. Na cozinha, além das janelas, incluímos uma claraboia, que proporciona  uma luz zenital difusa sobre a ilha da cozinha.  O revestimento da fachada reflete as características das construções da aldeia, onde se destaca o branco e a pedra granítica. Estamos bastante orgulhosos do resultado obtido, pois cremos que consegue responder, com total harmonia, às necessidades do cliente e à identidade do lugar e à contemporaneidade inconfundível que a Traçado imprime nos seus projetos.”, atesta João de Sousa Rodolfo, arquiteto e CEO da Traçado Regulador.

Uma linguagem contemporânea, com um criterioso jogo de transparência, cheios e vazios, luz e sombra, dá corpo a um vasto programa funcional com áreas generosas. Com classificação A+, o novo projeto é dotado de produção de energia fotovoltaica para autoconsumo e sistemas energéticos pensados para uma gestão racional da energia. Todas as águas pluviais e drenadas no solo, em torno do edifício, são canalizadas para um depósito e aproveitadas na rega do jardim.

Situada no concelho de Mangualde, a casa dispõe-se em harmonia com a topografia do terreno, dissimulando-se na envolvente e com uma vista deslumbrante sobre a paisagem natural circundante.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.