Três edifícios portugueses entre os melhores do mundo – Archdaily Edifício do Ano 2010

Categorias: Arquitetura

O edifício da Vodafone no Porto, a Closet House, em Matosinhos e o bar temporário da Faculdade de Arquitectura do Porto, foram distinguidos pelo site de arquitectura “Arch Daily” com o prémio de “melhor edifício do ano 2010”, em categorias distintas.

 

Após “quatro semanas de votações” e “com mais de 30.000 votos na segunda ronda”, segundo informação revelada no site, eram sete os edifícios portugueses que se encontravam entre os setenta finalistas do “ArchDaily’s Building of The Year”, três dos quais galardoados.

 

Na categoria Arquitectura Institucional o premiado foi o edifício da Vodafone no Porto, na avenida da Boavista, desenhado pela dupla José António Barbosa e Pedro Guimarães, que disputava o prémio final com o projecto do reconhecido arquitecto suíço, Herzog.

 

A categoria Interiores foi arrebatada pela Closet House em Matosinhos, projecto que alia design, arquitectura e audiovisuais projectado pelo gabinete de arquitectura da Consexto.

 

Já na categoria Hotéis e Restaurantes, dos cinco finalistas o contemplado foi o bar temporário da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto para uma Queima das Fitas, projecto que implicou a sobreposição de mais de quatrocentas caixas, delineado pelos arquitectos Diogo Aguiar e Teresa Otto.

 

O concurso para melhor edifício de 2010 foi lançado pelo site de arquitectura “Arch Daily” e as votações online decorreram até ao dia 13 de Fevereiro.

 

Imagens

Edifício da Vodafone no Porto desenhado pela dupla José António Barbosa e Pedro Guimarães

Closet House em Matosinhos, projectado pelo gabinete de arquitectura da Consexto

Bar temporário da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, pelos arquitectos Diogo Aguiar e Teresa Otto

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?