Três projectos portugueses são finalistas do European Prize for Urban Public Space

Categorias: Arquitetura

Três projectos de autoria portuguesa estão entre os 25 finalistas do European Prize for Urban Public Space promovido pelo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCP).

Os projectos são a Cozinha Comunitária de Costa da Caparica (Ateliermob com o coletivo Warehouse), a reabilitação da Alameda Manuel Ricardo Espírito Santo – Praça da Fonte Nova (José Adrião Arquitectos) e a Ligação Pedonal do Pátio B do Chiado, Largo do Carmo e Terraços do Carmo (Álvaro Siza com Carlos Castanheira).

O júri internacional do CCCB, este ano na 10ª edição, seleccionou 25 projectos que pretendem representar “as melhores intervenções no espaço público nas cidades europeias entre 2016 e 2017”, escolhidos a partir de um conjunto de 279 candidatos de 32 países.

O prémio “reconhece a criação, reabilitação e desenvolvimento dos espaços públicos entendidos como um indicador claro da saúde democrática das nossas cidades”, lê-se na introdução ao galardão.

O CCCB é considerado “um observatório privilegiado das boas práticas que testemunham a prolífica construção dos espaços públicos na Europa”.

Este prémio, criado em 2000 e organizado por sete instituições europeias, pretende, de dois em dois anos, distinguir intervenções de requalificação e defesa do espaço público. O júri é presidido por Olga Tarrasó (nomeada pelo Centre de Cultura Contemporània de Barcelona – CCCB), e composto por Peter Cachola Schmal (director do Deutsches Architekturmuseum – DAM), Matevž Čelik (director do Muzej za Arhitekturo in Oblikovanje – MAO), Hans Ibelings (crítico de arquitectura e historiador), Ewa P. Porębska (directora da revista Architektura-Murator), Francis Rambert (director da Cité de l’Architecture et du Patrimoine em Paris), Katharina Ritter (curadora do Architekturzentrum Wien – AzW), Ellis Woodman (director da The Architecture Foundation (AF) em Londres) e David Bravo (secretariado do Prémio).

O vencedor do prémio será conhecido a 20 de junho.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.