Três projectos de autoria portuguesa estão entre os 25 finalistas do European Prize for Urban Public Space promovido pelo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCP).
Os projectos são a Cozinha Comunitária de Costa da Caparica (Ateliermob com o coletivo Warehouse), a reabilitação da Alameda Manuel Ricardo Espírito Santo – Praça da Fonte Nova (José Adrião Arquitectos) e a Ligação Pedonal do Pátio B do Chiado, Largo do Carmo e Terraços do Carmo (Álvaro Siza com Carlos Castanheira).
O júri internacional do CCCB, este ano na 10ª edição, seleccionou 25 projectos que pretendem representar “as melhores intervenções no espaço público nas cidades europeias entre 2016 e 2017”, escolhidos a partir de um conjunto de 279 candidatos de 32 países.
O prémio “reconhece a criação, reabilitação e desenvolvimento dos espaços públicos entendidos como um indicador claro da saúde democrática das nossas cidades”, lê-se na introdução ao galardão.
O CCCB é considerado “um observatório privilegiado das boas práticas que testemunham a prolífica construção dos espaços públicos na Europa”.
O vencedor do prémio será conhecido a 20 de junho.