Trienal de Arquitetura já escolheu os curadores para próxima edição

Categorias: Arquitetura

A Trienal de Arquitectura Lisboa anunciou a escolha e convite a Cristina Veríssimo e Diogo Burnay para a curadoria geral da próxima edição do fórum internacional a acontecer no Outono de 2022.

Seguindo a lógica de alternância entre open calls internacionais e convites directos a equipas curatoriais, a direcção da Trienal baseou a sua escolha em vários princípios. Na voz do presidente, o arquitecto José Mateus, “para direcção curatorial da sua 6ª edição, a par da adequação do perfil humano, sempre fundamental na decisão da curadoria, foi importante a sua grande experiência profissional, nas diversas vertentes da disciplina que inclui formação, actividade académica e de projecto em Portugal e além fronteiras, sempre em contextos de alta exigência. A dupla Cristina Veríssimo e Diogo Burnay dão garantias de assegurar com grande competência, em estreito diálogo com a equipa da Trienal, uma edição com elevados níveis de exigência condizentes com o papel da Trienal que tem crescido de modo sustentado na sua projecção internacional”.

Nas palavras da dupla cuja carreira alia prática, investigação e ensino, “será uma honra trabalhar com toda a equipa da Trienal para pensar, organizar, preparar e realizar a próxima edição em 2022. Participar activamente num processo aberto a múltiplos espaços e narrativas para reflectir, produzir conhecimento e crítica, e lançar provocações sobre arquitectura, sobre o passado, o presente e o futuro da sua produção e da sua relevância cultural e social, é o que nos motiva a aceitar este desafio.”

Inicia-se agora um trabalho de três anos, que reúne diferentes fases que passam por pesquisa, desenho programático e implementação.

Este anúncio surge no remate da Trienal 2019 que, sob “A Poética da Razão”, contabilizou mais de 80.000 visitas, número que superou as expectativas visto a maioria das exposições ser de entrada paga.

A exposição nuclear Agricultura e Arquitectura: Do Lado do Campo continua patente até 16 de Fevereiro, no CCB – Garagem Sul, seguindo depois em itinerância. A primeira paragem é na Galeria Archizoom, residente no campus universitário da EPFL – Escola Politécnica Federal de Lausanne, a qual tem realizado um programa de exposições e conferências pluridisciplinar em torno da paisagem construída e da sua relação com a cultura e a sociedade. Seguir-se-ão outras cidades europeias, a anunciar brevemente.

 

Cristina VerÍssimo graduated in Architecture, FAUTL and has a MArchII Degree, GSD Harvard University. She worked with Carrilho da Graça and Zaha Hadid.
She has been teaching architecture for over a decade and has been invited as a jury / lectures in Hong Kong, Europe, Argentina, Chile, USA and Canada.
She was a co-curator, Metropolitan Public places, Lisbon Triennale 2007 “urban Voids”.
She has a professional practice CVDB arquitectos with Diogo Burnay.
The practice has received international awards: WAN award 2013 for education, Archdaily 2014 BOTY for education building of the year, AR Highly commended award, 2015.
She has developed international workshops / exhibitions on Cork and new uses in architecture with researchers, Universities and Industry.
She is an Assistant Professor of Practice at the School of Architecture, Dalhousie University, Canada, since 2013.

Diogo Burnay
Architecture, FAUTL, Lisbon, MSc Architecture, Bartlett School of Architecture.
Associate professor and Director, School of Architecture, Dalhousie University, Halifax, Canada.
Worked with Maria Godinho de Almeida and Duarte Cabral de Mello, Lisbon; BDP, London; Manuel Vicente and OBS Arquitectos, Macau.
Taught at Architecture School, Hong Kong University; FAUL; College of Design, University of Minnesota and Architecture School University of Texas, Arlington.
Architectural Association Visiting Teachers programme, 2007.
co-curator, Metropolitan Public places, Lisbon Architectural Triennale 2007 “urban Voids”.
External examiner, Bartlett School of Architecture, 2010 – 2014.
Founded CVDB Arquitectos with Cristina Veríssimo. Their work has been exhibited / published worldwide and has received national and international awards and prizes.

 

Imagem ©Eliza Bo Ska

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal