Trienal marca presença na Semana Internacional de Arquitectura de Belgrado

Categorias: Arquitetura

“Lisbon Acts” inaugura dia 10 de maio de 2018, pelas 19h00 na Art Gallery, Centro Cultural de Belgrado (Sérvia) e junta seis ateliers cujo trabalho se desenvolveu na cidade de Lisboa.

“Lisbon Acts” é a exposição idealizada pela Trienal de Arquitectura de Lisboa a convite da Semana Internacional de Arquitectura de Belgrado (BINA).
Com inauguração marcada para o dia 10 de Maio, no Centro Cultural da capital da Sérvia, é um conceito original que ganha forma através de uma exposição que reúne desenhos de projecto, fotografias, uma curta-metragem e um livro.

O ponto de partida são os grandes desafios que a cidade de Lisboa vive actualmente, fruto das enormes transformações que sofreu nos últimos 10 anos.

No sentido de reflectir sobre esta nova dinâmica da cidade em relação com os seus habitantes, e vice versa, a Trienal seleccionou 6 ateliers que se formaram e produziram os seus primeiros trabalhos em Lisboa,
São eles Aspa, Barbas Lopes, Can Ran, Miguel Marcelino, PLCO e Site Specific.

De cada um, foi escolhida a primeira obra mais significativa construída na capital com o intuito de servir de objecto e cenário para a criação ficcional de outras 3 mentes criativas.

O Bar no Jardim 9 de Abril (2016) dos Aspa, a torre FPM41 (2018) do estúdio Barbas Lopes Arquitectos, a Cota Zero na Estação Fluvial Terreiro do Paço (2011) do atelier can ran, um apartamento em Telheiras (2016) da autoria de Miguel Marcelino, o Centro de Ioga e Meditação (2013) dos PLCO Arquitectos e a Capela Jesus Mestre (2015) do site specific arquitectura foram os locais que serviram a imaginação da escritora Patrícia Portela, do realizador Pedro Cabeleira e da fotógrafa Catarina Botelho.

O resultado são histórias fictícias que partem destes locais e se baseiam na capacidade da cidade acomodar uma população dinâmica e a ela se adaptar para atender às suas necessidades.
Esta é uma exposição que, através do livro Floraennui, da curta-metragem “Filomena, ou a vida dos Outros” e de uma série de fotografias, pretende mostrar como os arquitectos respondem a esta experiência ao mesmo tempo que a moldam, tecendo o tecido da cidade à medida que é vivida.

"Esta é uma abordagem realmente transdisciplinar para apresentar, ou ainda melhor, experienciar ou sentir o espaço e a arquitetura. A Trienal escolheu e apresentou espaços muito bonitos e sofisticados, mas ainda assim cheios de vida e pessoas reais. E isso é tudo o que a arquitetura deveria ser: espaços de vida, edifícios para a vida real e pessoas reais." referiu a equipa executiva da BINA.

"Lisbon Acts" é um projecto que visa promover a arquitectura portuguesa e reforçando o seu posicionamento internacional. Esta iniciativa está no âmbito da cooperação entre membros da Future Architecture Platform, da qual a Trienal e a BINA fazem parte.
Conta ainda com o apoio da Direcção-Geral das Artes, Instituto Camões e da Embaixada de Portugal em Belgrado.

Até 31 de Maio, “Lisbon Acts” na 13ª Semana de Internacional de Arquitectura de Belgrado.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE