Uma nova Lisboa, com menos carros poluentes, a partir do verão de 2020

Categorias: Arquitetura

Lisboa, como Capital Verde Europeia 2020, verá aplicadas medidas para restrição de circulação de veículos poluentes na zona histórica da cidade. A nova ZER – Zona de Emissões Reduzidas | Avenida-Baixa-Chiado, deverá estar plenamente em vigor em Agosto.

À semelhança do que acontece em várias capitais europeias, Lisboa será alvo de várias intervenções, que visam retirar a circulação de cerca de 40 mil carros por dia. Esta redução representa uma poupança anual de 60 mil toneladas de CO2.

Esta medida, ZER – Zona de Emissões Reduzidas, foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a 31 de janeiro de 2020, na Loja Capital Verde, na Praça do Município em Lisboa.

A nova ZER – Zona de Emissões Reduzidas | Avenida-Baixa-Chiado estende-se do Rossio à Praça do Comércio e da Rua do Alecrim à Rua da Madalena. Nesta área a circulação será limitada apenas aos veículos autorizados – é obrigatório ter um dístico – durante o período diurno, estabelecido entre as 06:30 e as 00:00.

Fonte © Expresso

Praça dos Restauradores, com maior restrição de circulação de veículos automóveis e alargamento das zonas de circulação pedonal.

Avenida da Liberdade, com zona reservada a circulação de peões, entre o cruzamento da Rua das Pretas e a Praça dos Restauradores.

Avenida Almirante Reis, com ciclovia bidirecional no eixo central.

Largo do Chiado com alargamento das zonas de circulação pedonal e circulação permitida apenas aos elétricos da Carris.

Largo do Calhariz, Chiado.

Rua da Misericórdia, uma das localizações com grande tráfego de peões e veículos, terá mais espaço para circulação de peões.

Rua do Ouro, Baixa de Lisboa. A circulação de veículos motorizados ficará limitada a uma faixa. Passará a existir uma ciclovia bidirecional no lugar da segunda faixa de trânsito.
Esta ciclovia terá ligação à que será criada na Avenida da Liberdade, permitindo ir a pedalar de Telheiras até ao rio sempre em via exclusiva para bicicletas (que, atualmente, termina no Marquês de Pombal).

Rua dos Fanqueiros, Baixa de Lisboa. Retirado o estacionamento na via, passará a existir somente a circulação de veículos motorizados em uma faixa e uma ciclovia no lugar da segunda faixa de trânsito.

Rua da Prata, Baixa de Lisboa. Suprimida uma faixa de trânsito, para alargamento da zona de circulação de peões e onde passa a ser feita a circulação somente de elétricos da Carris.

Imagem ©Expresso
Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, aponta a ZER – Zona de Emissões Reduzidas, a área da cidade onde só poderão circular veículos de moradores, lojistas, transportes públicos e carros elétricos.

ZER – Zona de Emissões Reduzidas | Avenida-Baixa-Chiado

LINKS
VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Isopan

Apresentamos a Esquadria Perfeita

Workshop . Lisboa

Como Vender o Que Não Se Vê