Universidade de Évora atribuí Honoris Causa ao Arquiteto Carrilho da Graça

Categorias: Arquitetura

A Universidade de Évora (UÉ) vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa ao arquiteto João Luís Carrilho da Graça, numa cerimónia agendada para o dia 13 de dezembro de 2022, pelas 15h00, na sala dos Actos do Colégio Espírito Santo da UÉ. O discurso laudatório está a cargo de Jorge Araújo, Professor e antigo Reitor da Universidade de Évora que é patrono da distinção, conjuntamente com o arquiteto Siza Vieira.

Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da UÉ, justifica a outorga “pela genialidade que Carrilho da Graça imprime em todos os seus trabalhos, caracteristicamente com forte relação com os territórios”, o que, para a Reitora, “diz muito sobre a sua personalidade e a relevância que, desde cedo, tem assumido na Arquitetura em Portugal e além-fronteiras”.

Considerando-o “figura ímpar” no panorama cultural, concretamente na área da arquitetura, “o arquiteto Carrilho da Graça procura nos seus trabalhos oferecer-nos algo de novo, experimentando soluções inovadoras que nos desafiam”, como é exemplo a junção de cortiça e betão na obra do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, recentemente considerado o “Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa”, prémio atribuído pelos World Cruise Awards.

A Reitora da Universidade de Évora realça ainda a “forte ligação de Carrilho da Graça à Universidade de Évora e à região do Alentejo, de onde é natural (Portalegre). Foi professor e diretor do Departamento de Arquitectura e impulsionador do Programa de Doutoramento em Arquitectura. Mais recentemente, projetou o novo edifício do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora. Estes são apenas alguns argumentos que motivaram a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora ao Arquiteto Carrilho da Graça, que em abril deu a conhecer os mais de 40 anos de trabalho e percurso profissional, através da exposição “Flashback”, composta dez obras selecionadas, patente na Casa de Arquitectura em Matosinhos.

A este respeito, a arquitecta Marta Sequeira, curadora da exposição Flashback/Carrilho da Graça, incluído no Catálogo da exposição, que refere também este sugestivo título e o relaciona com a obra e praxis do Arquitecto João Luís Carrilho da Graça, sublinha que o título Flashback “remete naturalmente para um carácter antológico, mas a recapitulação do trabalho de Carrilho da Graça forma, ao mesmo tempo, um naipe de alianças instrumentais para o futuro da Arquitetura. Além de conservar a presença do que foi feito, esta exposição, tal como o catálogo que a acompanha, traz igualmente a promessa de tudo o que está por fazer. Chegados ao fim do percurso expositivo, e fazendo o trajeto inverso, ou chegados ao fim da leitura deste catálogo, e folheando-o de trás para a frente, estaremos, como no título do livro de artista de Lawrence Weiner, «WITHIN FORWARD MOTION».”

João Luís Carrilho da Graça é licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, autor de projetos em Portugal, Espanha, França, Chipre, Itália, Suíça, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Áustria, Hungria, Finlândia, Egipto, Brasil e Estados Unidos da América.

À sua obra foram atribuídos diversos prémios, entre os quais, prémio secil de arquitectura (1994); prémio valmor (1998, 2008, 2010, 2017, menção em 1993, 2007, 2013); prémio fad ibérico (1999); prémio bienal internacional da luz – luzboa (2004); prémio piranesi – prix de rome (2010); prémio internacional de arquitectura sacra frate-sole (2012); prémio bienal ibero americana de arquitectura e urbanismo (2012); prémio bienal internacional de arquitectura de buenos aires (2018); prémio leon battista alberti do politecnico di milano, mantova (2018); prémio arpafil, guadalajara, méxico (2018);A nível nacional, foi presidente da Comissão Parlamentar para os Assuntos Europeus (1994-1995) e ministro das Finanças (1991-1993). Deu aulas no Centre Européen d’Education Permanente em Fontainebleau, na Universidade Católica de Lisboa, na Universidade de Princeton, entre outras.

Professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa entre 1977 e 1992 e, posteriormente, entre 2014 e 2019; fundador e coordenador do curso de arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa, entre 2001 e 2010; Professor no departamento Arquitectura da Universidade de Évora entre 2005 e 2013; diretor de 2005 a 2010; fundador, na mesma instituição, do programa de doutoramento em Arquitectura do qual foi coordenador e docente entre 2011 e 2013; professor, entre outras instituições internacionais, na Universidade de Navarra entre 2005 e 2015; na Cornell University, New York, em 2015; na Haute École du Paysage, d’ingénierie et d’architecture de Genève, em 2019; da cátedra unesco Leon Battista Alberti do campus de Mantova do Politecnico di Milano de 2017 a 2019; actualmente Professor na Accademia di Architettura da Università della Svizzera Italiana, em Mendrisio.

Foi distinguido com vários prémios e graus honoríficos nomeadamente, o prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte (1992); Grande-oficial da Ordem de mérito da República Portuguesa (1999); Prémio Pessoa (2008); Ordre des Arts et des Lettres – República Francesa (2010); Medalha da “Académie d’architecture”, Paris (2012); International Fellowship do Royal Institute of British Architects (2015); membro honorário da Ordem dos Arquitectos (2015); Grã-Cruz da Ordem da instrução pública da República Portuguesa (2019); sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (2022).

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE