Urbo Business Center distinguido internacionalmente com prémio de sustentabilidade

Categorias: Arquitetura

O Urbo Business Center, propriedade do Fundo Imobiliário Aberto IMOFID, gerido pela Fidelidade Sociedade Gestora de Investimento Imobiliário, foi distinguido com a Certificação BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), com a classificação de “Good”, na categoria “Nova Construção” de Escritórios.

O Urbo Business Center é o primeiro edifício de escritórios em Portugal a obter uma avaliação de “Good” na categoria Nova Construção.

A certificação que distinguiu o Urbo Business Center avaliou parâmetros como a Gestão, Saúde e Bem-estar, Energia, Transporte, Água, Materiais, Resíduos, Uso do Solo e Ecologia, Poluição e Inovação. De destacar ainda, que no parâmetro de “Transporte” o edifício obteve a classificação máxima.

O Urbo Business Center é um edifício de escritórios, de 2019, com cerca de 20.000 m2 de área bruta localizado em Matosinhos. O edifício é composto por um total de oito pisos, seis dos quais acima do solo, destinados a serviços e unidades de negócio de retalho, e os restantes dois direcionados para estacionamento com capacidade para quase 200 lugares.

A certificação BREEAM foi desenvolvida no Reino Unido, nos anos 90, e é uma das principais certificações internacionais ao nível ambiental e da sustentabilidade de edifícios, cujo principal objetivo é avaliar a performance dos edifícios na mitigação dos impactes ambientais, local e globalmente, promovendo o bem-estar dos utentes dos edifícios.

O processo de certificação BREEAM foi desenvolvido pelo promotor do edifício, a dst real estate, com assessoria do arquiteto Luis Afonso Carvalho.

O Urbo Business Center foi projetado pelo arquiteto Nuno Capa, e construído pela CARI, S.A., empresa parceira do grupo que envolveu também as quatro subsidiárias do dstgroup, nomeadamente a dst,sa (tgeotecnia), a dte, a bysteel e a bysteel fs.

Destaca-se neste projeto o seu design arrojado e arquitetura vanguardista, a utilização de materiais e processos inovadores, tal como o sistema de smart metering de energia, reflexo do forte compromisso do dstgroup com a sustentabilidade,inovação e digitalização.

Recorde-se que o edifício foi já distinguido com os Prémios Architecture MasterPrize Awards 2019, na categoria Architectural Design/Commercial Architecture, e Blueprint Awards shortlist 2019, como melhor projeto comercial de âmbito privado, tendo ainda recebido os prémios Imobiliário Expresso e SIC Notícias, em 2019 – na categoria Escritórios, e o SIL 2019, na qualidade de melhor Empreendimento Imobiliário – vencedor na categoria Escritórios e Serviços.

 

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?